Sergipe
“Grande articulador entre os poderes”, diz Belivaldo sobre o general Ramos
Fala do governador ocorre em meio ao atrito entre ministros de Governo e do Meio Ambiente
Política | Por Will Rodriguez 26/10/2020 09h00 - Atualizado em 26/10/2020 09h09

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), foi ao twitter nesse final de semana para fazer uma declaração em tom de defesa do general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo. Incomum, a fala do chefe do Executivo estadual ocorre em meio ao mais recente atrito dentro do governo, entre Ramos e o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, que já ocorria nos bastidores e foi tornado público ao final da semana passada após o general ser chamado de "Maria Fofoca" pelo colega.

Belivaldo não costuma se manifestar espontaneamente sobre temas nacionais, especialmente aqueles que envolvem polêmicas vindas da capital federal, mas no sábado (24) usou sua rede social para elogiar o chefe da Secretaria de Governo, embora não tenha feito referência direta ao episódio com o ministro Salles. Segundo Belivaldo, o ministro militar tem “capacidade de ser o grande articulador entre os poderes”. 

Na postagem, o governador sergipano também defendeu “a necessidade de união do país, independente de visões políticas ou ideológicas”. Belivaldo apontou essa postura como indispensável para um “futuro plano nacional de imunização e retomada do crescimento”.

O pano de fundo do impasse entre Ramos e Salles envolve uma suposta articulação do ministro palaciano para tirar Salles do governo. Segundo o jornal O Estado de SP, Salles tem informações de que Ramos atua para minar sua atuação na pasta do Meio Ambiente. O conflito se intensificou ainda mais depois que Salles soube que Ramos teria articulado com o Ministério da Economia maiores recursos para as pastas da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional. Já para o Meio Ambiente, o chefe da Secretaria de Governo teria sugerido reduções.

Na quinta-feira (22), Salles afirmou que Ramos deveria parar de adotar uma postura de “maria fofoca”. O ministro atribuiu ao colega a origem de uma notícia publicada pelo jornal "O Globo", segundo a qual ele "estica a corda" com a ala militar do governo ao reclamar da falta de recursos para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os dois ministros foram às redes sociais neste domingo (25) dizer que conversaram e que seguem juntos por Bolsonaro e pelo Brasil. Salles pediu "desculpas pelo excesso", enquanto Ramos disse que "uma boa conversa apazigua as diferenças". 
 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social