Huse é visto como “Fábrica de Aleijados”
Visão é de Augusto Bezerra, que lamenta situação da Saúde Pública
Política 18/10/2011 16h35

O vice-líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), ocupou a tribuna na manhã desta terça-feira (18) para lamentar o fato de não poder celebrar o Dia do Médico em Sergipe. Segundo o democrata, os profissionais da Saúde do governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju não têm o que comemorar. Augusto Bezerra levou ao plenário duas reportagens exibidas pela TV Sergipe, na semana passada, relatando novos registros de descaso com a Saúde Pública, mais precisamente no Hospital de Urgância governador João Alves Filho, como superlotação, ausência de macas, mau atendimento, demora para realizar exames e procedimentos cirúrgicos, além do precário atendimento do SAMU.

Após a revelação de um médico, na reportagem, Augusto Bezerra fez questão de repetir: “o Hospital João Alves Filho virou uma fábrica de aleijados. Foi o que disse o médico nesta reportagem. É com muita tristeza que a gente celebra o dia do médico, um profissional tão importante, com essa realidade. É preciso dar um basta em tudo o que está acontecendo. É preciso se levar o assunto ‘Saúde Pública’ com mais seriedade. O dinheiro está sendo jogado no lixo. Diante desse cenário, como um médico vai comemorar? Sem macas, sem atendimento, sem camas? Até quando? Falam em final de ano. Mas de que ano?”, questionou o democrata.

Augusto Bezerra destacou ainda uma matéria veiculada em um site sergipano sobre a Ala Azul do Hospital João Alves Filho. “A reportagem traz uma realidade onde cerca de 15 pacientes estão em poltronas esperando uma maca no Hospital João Alves. Nós estamos falando da Ala Azul, a mais light do hospital. Imagine como está a situação na Ala Vermelha? E o secretário da Saúde vem aqui prestar contas de que? Disso? Vai explicar como as ambulâncias do SAMU ficam paradas três horas esperando a maca ser devolvida pelo hospital?”.

“Ninguém fica feliz em ver cenas como essas. São chocantes para nós todos. Vimos uma senhora, que sem maca, teve que ser colocada em uma cadeira de rodas. Ela gritava de dor. Tenho certeza que os médicos darão a resposta na hora certa a todo esse descaso. Eu já vi a reforma de um hospital durar seis ou sete meses. Tem hospital regional sendo reformado há mais de três anos! Uma empresa chamada Capital, que não pagava os funcionários, foi substituída pela Transur que faz tudo em Sergipe. Higieniza hospital, constrói e paga funcionários. Só esquece de dar o vale transporte, o vale alimentação e pagar corretamente os salários”, completou o democrata.

Por fim, Augusto Bezerra disse que um médico lhe confidenciou que existem duas mil cirurgias para serem realizadas no Hospital Santa Isabel. “A Saúde em Sergipe está regredindo. São filas e mais filas. O Centro de Referência da Mulher acabou. Não sei por quanto tempo os promotores Euza Missano, Alessandra Pedral e Nilzir Vieira vão suportar essa situação. Um governo que anuncia tanta indústria, deve ter esquecido dessa fábrica de aleijados denunciada pelo médico. É evidente que, se um cidadão quebra uma perna e fica esperando a cirurgia por dois meses, o osso vai colar”.

“Enquanto isso o Hospital Cirurgia está de portas abertas, com dinheiro muito. Ali, na verdade, é um sumidouro de dinheiro público. São três clínicas lá dentro. Aquele hospital, que já foi uma Fundação, tem que se tornar público. Assim como o Hospital da Polícia Militar, ele está sendo subutilizado. Hospitais bonitos não funcionam. Não se faz inauguração de hospital, mas de circo. O governador  e o prefeito de Aracaju precisam levar esse assunto a sério se realmente quiserem resolver o problema”, encerrou o deputado.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo