Indenizar-se: Justiça afasta vereador Agamenon Sobral da CMA
Política 16/09/2016 16h00 - Atualizado em 16/09/2016 16h22

Por Will Rodriguez

O desembargador Marcel de Castro Britto, relator do processo que apura o suposto desvio das verbas indenizatórias da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), expediu liminar, na tarde desta sexta-feira (16), determinando o afastamento do vereador Agamenon Sobral (PHS) de suas funções no Legislativo Municipal.

A decisão atende ao pleito do Ministério Público de Sergipe (MP), que ofereceu denúncia contra o parlamentar, acusado de se apropriar indevidamente dos recursos recebidos entre 2012 e 2015. Ele teve a prisão preventiva decretada nessa quinta-feira (15), mas foi revogada no final da noite.

De acordo com o inquérito, em quatro anos, o vereador apresentou notas fiscais que somaram R$ 411 mil pela prestação de serviços de locação de veículos e assessoria jurídica, mas apenas R$ 3 mil reais teriam sido efetivamente repassados às empresas. O resto do valor, segundo os promotores, retornou ao parlamentar, com o agravante de que, mesmo após o início das investigações, ele teria continuado a articular o suposto esquema com uma movimentação de dinheiro superior.

Na decisão desta sexta, o relator do processo ponderou que “o argumento de incremento dos valores desviados não é suficiente para justificar um decreto de prisão preventiva, especificamente quando outros investigados, em situação semelhante, tiveram em seu prejuízo medida menos gravosa”. Por isso, o desembargador manteve a suspensão da prisão, mas reconheceu que o afastamento seria uma medida adequada para “conveniência da instrução criminal”.

Nesta ação criminal, além de Agamenon, outros 14 políticos estão sendo processados por peculato, associação criminosa e falsidade ideológica. Desses, oito já tiveram o afastamento decretado pela Justiça.

Os promotores informaram que também iriam solicitar o afastamento do vereador Adelson Barreto Filho (PR), que teve a prisão preventiva revogada nessa quinta, no entanto, seu processo segue em segredo de justiça.

 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo