Iran atribui demora na licitação dos radares à falta de preparo
Dr. Agnaldo garante que tudo será feito de acordo com orientação do TCE
Política 13/05/2014 17h45

Por Will Rodrigues

Na próxima quinta-feira (15), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) Clóvis Barbosa deve apresentar o seu posicionamento definitivo quanto ao edital da licitação dos radares de Aracaju. Pelo discurso antecipado nessa segunda-feira (12), depois de uma reunião que ocorreu entre técnicos do TCE e representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria de Planejamento, o parecer do conselheiro não deve ser o esperado pela administração municipal e o processo licitatório que teve início no começo deste ano deve se estender por mais alguns meses. Na ótica do vereador Iran Barbosa (PT), líder da oposição, a análise do TCE reflete uma “falta de zelo técnico com a elaboração do processo licitatório”.

O parlamentar acredita que, apesar de toda experiência do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), e de sua equipe em administração, existe uma falta de preparo na gestão do procedimento. “Temos que lamentar esse atropelo que demonstra uma falta de preparo administrativo, inclusive para promover algo que é inerente ao dia-a-dia da cidade. Mostra certa incapacidade administrativa na construção de um processo licitatório”, disse Iran.

O petista também aproveitou para reclamar do que apontou como falta de transparência e acessibilidade das informações referentes aos procedimentos da Prefeitura de Aracaju. “Tenho dito que a licitação é um processo que a gente precisa acompanhar melhor. Temos um acesso dificultado aos processos que estão em fase de construção, bem como aos que já foram concluídos, essas informações que deveriam ser transparentes e acompanhadas pela população de uma forma geral e especialmente pelos parlamentares. Contudo, a transparência ainda é algo muito nebuloso, ela não existe”, pontuou.

O líder da bancada governista, vereador Dr. Agnaldo Feitosa (PR), reconheceu que ainda há pontos a serem ajustados entre a prefeitura e os técnicos do TCE, mas garantiu que todos os acertos serão feitos e a licitação ocorrerá de modo satisfatório para ambos. “Infelizmente me parece que o conselheiro ainda vê muitas falhas nesse processo de seleção, mas os entendimentos precisam existir, porque a SMTT vai colocar o edital para que a empresa seja licitada, obedecendo à legislação e às orientações do Tribunal de Contas. Se ainda há dificuldades serão feitos novos entendimentos para que a gente corrija e só mande pra lá o projeto pronto, de acordo com tudo que prima por aquele tribunal, pois tenho certeza que eles e nós queremos o melhor para a nossa cidade”, alegou.

Imprudência

Na tribuna, o vereador Max Prejuízo (PSB), apelou ao poder público para que o processo de licitação dos radares ocorra de modo célere, principalmente, em decorrência do alto número de acidentes registrados na vias da capital sergipana, por conta da imprudência dos condutores nos trânsito. “É importante que haja celeridade na licitação para a instalação dos radares e lombadas eletrônicas e também se estude a possibilidade de implantação das passarelas para pedestres em vias como a Beira Mar que tem sido palco constante de acidentes de trânsito, seja por falta de atenção, excesso de velocidade ou embriaguez ao volante. É necessário que o poder público tome as devidas providências para amenizar essa situação, são vidas sendo perdidas, são pessoas que, mesmo sobrevivendo aos acidentes, ficam com sequelas para o resto da vida”, lamentou, lembrando do ciclista Cristiano Santos, que, no último sábado (10), morreu ao ser atropelado por um carro no cruzamento entre as avenidas Beira Mar e Murilo Dantas, no Bairro Farolândia, zona Sul de Aracaju.

Foto: Arquivo F5 News

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo