Desafios das Cidades
Itabaianenses revelam o que esperam para o município nos próximos quatro anos
São 68.745 eleitores aptos a votar e uma população aproximada de 96 mil pessoas
Política | Por Fernanda Araujo 23/10/2020 15h30

Itabaiana, no agreste sergipano, é o quarto maior colégio eleitoral de Sergipe e também o quarto município mais populoso do estado, segundo o último censo do IBGE. São 68.745 eleitores aptos a votar e uma população estimada este ano em pouco mais mais de 96 mil pessoas.

Com uma história de mais de 300 anos, Itabaiana é ostenta a condição de ter o maior comércio do interior do estado há mais de meio século, quando foi nominada "Celeiro de Sergipe", por ser, à época destaque na produção de alimentos e no abastecimento à capital. A famosa feira, onde em volta se concentra metade do comércio lojista, realizada aos sábados desde 1888, e as quartas desde 1954, é o núcleo do comércio com variedade de produtos, recebendo compradores locais, da capital e de outros municípios. Considerada a maior ao ar livre do gênero em Sergipe, a feira se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do estado.

E é com esse forte comércio que a cidade também ganhou o posto de "capital nacional do caminhão", por apresentar a maior relação deste tipo de veículo por habitante no país. A partir da forte geração de renda concentrada em fretes, se originaram a feira do caminhão e a festa do caminhoneiro, culminando com shows artísticos, brincadeiras e desfiles de caminhões pelas ruas cidade, atraindo comerciantes, caminhoneiros e turistas de todo o país. Também considerada a terra do ouro, Itabaiana se destaca ainda neste comércio pela quantidade de estabelecimentos a lidarem com o metal nobre, vendido em grande escala e variedade de preços.

[GALERIA][/GALERIA]

A Cidade Serrana ou também Princesa da Serra tem belezas naturais como Parque Nacional da Serra de Itabaiana, que abriga o segundo ponto mais alto do relevo de Sergipe, localizado às margens da BR 235, entre os municípios de Itabaiana e Areia Branca. O destino, onde se encontra ainda o Poço das Moças, é procurado pelos apreciados do ecoturismo, oferecendo trilhas e banho de cachoeira. O Parque dos Falcões, outro importante ponto turístico, se tornou recentemente Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe. O Parque é referência no manejo, reprodução e reabilitação das aves de rapina; o único centro de criação, multiplicação e preservação desses animais da América do Sul e com autorização do Ibama para criação de aves de rapina no país.

O futebol, a religiosidade, os festejos e a cultura folclórica também são marcantes na cidade, a exemplo das quadrilhas juninas, da micarana - carnaval fora de época -, da dança tradicional ‘Chegança’ representando o folguedo e realizada também em outros municípios, além da festa do padroeiro Santo Antônio da Igreja Matriz de Santo Antônio e Almas, com realização de missas, procissões e trezenas.

Além da concentração de atividades comerciais, com a presença de estabelecimentos atacadistas e varejistas, sendo ainda um centro de mercadorias alimentícias, têxteis e construção, Itabaiana sedia o primeiro shopping fora da Grande Aracaju e um campus da Universidade Federal de Sergipe. Sua economia está distribuída em 58% na área de Serviços, 25% na Administração Pública, Agropecuária 9%, Indústria 8%.

Itabaiana produz mandioca, batata doce e tomate, além de cereais, frutas e verduras que abastecem todo o estado. Na agropecuária, o destaque é a criação de aves e a produção de ovos. Também são produzidos nas pequenas indústrias da cidade, calçados, móveis, bebidas, cerâmica, algodão, alumínio, de carrocerias de caminhões e implementos rodoviários. A cidade possui o terceiro maior PIB do estado.

Em Sergipe, mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a ir às urnas em seus 75 municípios. Com uma campanha de conscientização dos cidadãos sobre sua responsabilidade no processo eleitoral, com o mote ‘Eleitor, protagonista de democracia’, o F5News entrevistou moradores dos maiores colégios eleitorais e quer saber o que o itabaianense espera para o município pelos próximos quatro anos.

Fotos: reprodução Prefeitura de Itabaiana, ICMBIO, Alese e Google Maps

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social