Jackson Barreto e Belivaldo Chagas tornaram posse em cerimônia na Ales
Política 01/01/2015 15h58

De origem humilde, é junto à população carente que Jackson Barreto se reconhece como homem público e cidadão. Na manhã desta quinta-feira, 1°, Jackson e Belivaldo Chagas tomaram posse na Assembleia Legislativa para o mandato que exercerão até dezembro de 2018. Durante a cerimônia e pronunciamento no Palácio Museu Olímpio Campos, a ASN conversou com lideranças políticas e populares que acompanharam as solenidades para saber o que eles esperam da gestão que se inicia na quinta-feira, dia 1°.

José Pereira Chaves, membro do diretório do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Sergipe (MST), reuniu agricultores e militantes de São Cristóvão, Santo Amaro e Itaporanga para assistir à solenidade. “O governo faz uma política fundiária e a expectativa, com a nomeação de Esmeraldo Silva, é positiva. Hoje, Sergipe tem cerca de 18 mil famílias assentadas. Acompanhar a posse do governador é um importante para os sergipanos porque renovamos nossa esperança em melhorias para a população mais carente”.

Para Guiomar Silva Correia, professora estadual aposentada e presidente do Conam Mulher, acompanhar a posse é um dever cívico. “É o nosso governador que está tomando posse. Temos o dever cívico de acompanhar a cerimônia, a administração e cobrar quando necessário. Jackson tem uma trajetória política de sucesso, voltada para o povo. Acredito que ele, como amigo dos mais carentes, vai fazer um bom mandato”.

 “Nossa expectativa são as melhores possíveis. Acredito que Sergipe está em boas mãos e que Jackson irá melhorar ainda mais a vida de nosso povo. Sergipe e Malhador vão continuar crescendo. Estamos juntos nesse projeto”, disse a prefeita de Malhador, Elayne Oliveira de Araújo.

Coordenador do Movimento dos Trabalhadores Urbanos (Motu), Silvanei de Jesus disse que a solenidade simboliza a posse do povo. “O Motu entende que a eleição de Jackson Barreto é uma conquista popular construída com o apoio dos movimentos populares. A posse de Jackson representa a posse do povo. Estamos aqui para apoiá-lo e levantar a bandeira da política habitacional. Reduzir o déficit habitacional foi uma promessa de campanha”.

O servidor público Manuel Messias veio de bicicleta e bandeira em punho para acompanhar a solenidade e cumprimentar o governador. Morador há 40 anos do bairro América, Manuel conta a transformação do local durante a gestão de Jackson como governador. “Vim de bicicleta, em pleno feriado, porque acredito neste governo. Conheço o trabalho de Jackson porque ele modificou o bairro América quando foi prefeito. Ele já vem fazendo muitas mudanças como governador, como a reforma administrativa. Era necessário economizar e administrar melhor o dinheiro público. Jackson vai fazer um governo para ficar na história de Sergipe”.

A aposentada Maria Emília Santos também recordou a transformação que o bairro Cirurgia sofreu quando Jackson assumiu a prefeitura de Aracaju na década 80. 

 “Aqui era cheio de areia, na avenida só tinha mato e  lama. Quando chovia, o bairro Cirurgia era um fracasso, foi assim até que Jackson Barreto assumiu a prefeitura pela primeira vez. Ele abriu e calçou muitas ruas, ele gosta muito do povão,  conhece o povo pobre, conhece todos os bairros de Aracaju, porque já foi carteiro. Com certeza ele será  um bom governador, quem conhece o povo sabe do que o povo precisa. Espero que ele cumpra com o que prometeu. Se ele disse que vai fazer ele faz, ele é um homem de palavra, um homem de fé”, conta Maria Emília, que reside no Bairro há 65 anos. 

Ao assumir a prefeitura da capital, Jackson investiu nos bairros carentes da cidade, invertendo, assim, os investimentos até então destinados às áreas nobres de Aracaju. Construiu 23 escolas municipais, zerando o déficit escolar, creches, postos de saúde, fez pavimentação, drenagem e revestimento de canais.
“É importante participarmos desse momento tão simbólico para os sergipanos. Acredito na capacidade administrativa de Jackson e Belivaldo”, disse o aposentado Bento Silva.

O estudante de história, Francisco Carlos Filho, também deposita muita expectativa no trabalho que o governador vai fazer nos próximos quatro anos. “Jackson Barreto é um político que é uma referência pra mim e um exemplo para quem estuda a história do país, pela sua trajetória política e sua participação em lutas que foram importantíssimas para a democracia. É uma referência quando se fala de política em Sergipe e a juventude tem o atual governador como um exemplo”.

Da sacada do Palácio Museu Olímpio Campos, antiga sede do Executivo estadual, Jackson Barreto agradeceu a confiança dos sergipanos e lembrou sua trajetória política, iniciada no Diretório Acadêmico Silvio Romero e no trabalho nos Correios.

“Esse é um momento histórico para o ex-carteiro que vinha entregar correspondência aqui e hoje assume como governador. Estamos aqui em nome do povo. Da sede do governo do povo sergipano, relembro as duas últimas posses do saudoso Marcelo Déda e digo à população de Sergipe que eu e Belivaldo agredecemos a presença de todos. As portas do Palácio estão abertas para todos os sergipanos. Nossa obrigação é cumprir os compromissos firmados durante a campanha. Muito obrigado”.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo