Jackson decreta estado de emergência
Política 11/05/2015 07h08

Da Redação

O governador Jackson Barreto (PMDB) decreta, nesta segunda-feira (11), estado de emergência por conta da queda da ponte no povoado Pedra Branca, que rompeu uma tubulação da adutora do São Francisco e provocou o comprometimento de 70% do abastecimento de água na região metropolitana de Aracaju, no último sábado (9).

Um documento será elaborado solicitando recursos ao Governo Federal para facilitar a obtenção de equipamentos e a contratação de pessoal e de tudo o que for necessário para andamento das obras de reparação da adutora.

Na tarde desse domingo (10), o governador esteve no local do acidente e disse que apesar da gravidade da situação, é hora de agir. "Foi uma fatalidade e o que tem que ser feito agora não é chorar o leite derramado. Vamos trabalhar para responder com seriedade e muito respeito a população da Grande Aracaju. Acredito que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e todos os órgãos estão trabalhando muito bem no sentido de resolver o problema emergencial, que é levar água para quase 1 milhão de sergipanos", declarou Barreto.

Também foram iniciadas nesse domingo as obras emergenciais de construção da adutora provisória do São Francisco. No trecho, situado no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, várias máquinas e profissionais de diversos órgãos, inclusive o Exército, trabalham para garantir a entrega da obra até a próxima sexta-feira (15). A interrupção do tráfego de veículos no trecho da BR 101, que corta a região, foi necessária para que o novo duto, instalado na ponte construída com a duplicação, fosse interligado a antiga estrutura.

Obras

Ainda nesta segunda, o governador informa que haverá uma discussão sobre o projeto definitivo das obras e também sobre o orçamento necessário. "Ainda não sabemos quanto será gasto com a obra. Acredito que o fundamental agora é tocarmos a construção da adutora provisória. O que estamos fazendo aqui é com rapidez e, acima de tudo, com compromisso ao nosso povo. Vamos cuidar de forma emergencial do problema e depois discutir os detalhes", enfatizou.

De acordo com o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, cerca de 200 pessoas de diversos órgãos estão envolvidas nas obras. "Todo mundo se somou e isso é o mais importante. Ao invés de estarmos procurando um culpado, todo mundo se uniu para resolver o problema", pontuou, acrescentando que, seis horas após o registro do acidente, já havia estrutura montada para iniciar a construção emergencial.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) também está presente no trecho das obras. Segundo o secretário Valmor Chagas, o órgão vai atuar aterrando e asfaltando pedaços da BR 101 que foram retirados para a colocação de dutos. Após esta ação, será realizado um novo estudo para avaliar qual tipo de obra será realizada no local.

*Com informações da Agência Sergipe

Fotos: Vitor Ribeiro/ ASN

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo