Japaratuba e Pirambu poderão ter novas eleições
Política 04/10/2016 17h50 - Atualizado em 04/10/2016 17h55

Por F5 News

Passado o primeiro turno das Eleições 2016, dois municípios sergipanos continuam sem saber a quem será entregue as respectivas gestões . Em Pirambu, o candidato Elinho (Elio José Lima Martins) teve 3.217 votos válidos, e poderia comemorar a vitória se não estivesse com a candidatura indeferida. O mesmo acontece em Japaratuba, com a candidata Lara Moura (Lara Adriana Veiga Barreto Ferreira), que teve 5.408 votos.

Nos dois casos a situação dos candidatos aguarda julgamento de recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.

De acordo com a nova legislação, quando um candidato concorre ao cargo eletivo "sub judice" significa que seu registro de candidatura aguarda uma decisão final no recurso. Como não é possível saber se a sentença será ou não favorável ao recorrente, a lei permite que ele participe efetivamente do processo eleitoral, para evitar prejuízos irreparáveis, tanto ao candidato como para a sociedade. Os votos obtidos pelos candidatos "sub judice" são registrados, porém, ficam "congelados", sendo apenas contabilizados, ou seja, validados, após o trânsito em julgado da decisão que deferir sua candidatura, ou seja, quando não couber mais recursos.

Segundo o secretario do judiciário do TRE/SE, Marcos Vinícius Linhares, se no julgamento final o TRE julgar pelo indeferimento das candidaturas, poderá haver novas eleições nos dois municípios. Ainda de acordo com Linhares, se o resultado não for favorável para os candidatos, eles poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse período, até que seja julgado, assumirá a gestão o presidente da Câmara de Vereadores.

A legislação eleitoral não permite mais que, anulados os votos de quem saiu em primeiro lugar, a Justiça convoque o segundo colocado para assumir o mandato de prefeito. A mudança deixa de fora Sukita (PTN) que teve 3.218, em Japaratuba, e Dr Nilton (PMDB), em (Pirambu), que obteve 2.858 votos.

Se for confirmada, em última instância, a anulação dos votos de Lara Moura (PSC) e Elinho  (PSC), respectivamente, em Japaratuba e Pirambu, o TRE convocará o eleitorado para a realização de novos pleitos.

Entenda o status

"Indeferido com recurso" é o status dado ao candidato que teve seu requerimento de registro de candidatura indeferido pelo juiz eleitoral, mas que recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral, pleiteando a reforma da sentença.

 

 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo