João Alves diz que Rio São Francisco agoniza e pode morrer amanhã
Prefeito elabora projeto para salvar, mas depende do Governo Federal
Política 13/05/2015 12h13

Por Joedson Telles

O prefeito de Aracaju João Alves Filho (DEM), enfatizando que conhece o assunto água por estudar e conhecer in loco vários rios no mundo, afirmou, nesta quarta-feira 13, que o Rio São Francisco está agonizando e pode morrer a qualquer momento. “Eu posso não entender de muita coisa, mas água é meu sonho. Minha paixão. Dedico-me à questão água há mais de 50 anos. Conheço todos os rios que morreram no mundo. Não é de livro: é de estar lá e ver. E não existe quadro dramático mais terrível que a consequência de um rio que morre. E todo o semi árido depende do Rio São Francisco. Socorro, São Cristóvão e Aracaju dependem do Rio São Francisco. E o rio morrendo vai ser uma tragédia. O Rio São Francisco pode morrer daqui a um ano, daqui a seis meses - como pode morrer daqui a uma semana ou amanhã”

 

O prefeito que é um estudioso do tema água disse que, a convite da Câmara Federal, participou de um encontro, recentemente, que discutiu o tema. Lá, João Alves apresentou um projeto de sua autoria para salvar o Rio São Francisco. “Eu estudei, depois que resolveram fazer a transposição (das águas do Rio São Francisco. Lutei muito contra. Já denunciava naquela época (governo Lula), há 15 anos, que o rio estava com risco de morte. Estudei. Passeie seis anos e meio calado sem dizer nada. Viajando. Revisitei todos os rios que tinha morrido no mundo. Todos que foram revitalizados para conversar com técnicos. Temos um projeto pronto. Apresentei para a elite da engenharia nacional. Estou lutando com o Governo Federal, mas até agora nada. Os engenheiros vieram à Prefeitura de Aracaju, e trouxeram uma carta, uma moção de solidariedade assinada por todos os engenheiros, homologando o projeto”,               

 

Educação

Ao anunciar um reajuste de 13,1% de aumento para os professores das escolas da Prefeitura de Aracaju, o prefeito João Alves salientou que aumento é sempre importante, mas o que mais chama a sua atenção é a qualidade que os professores estão garantindo ao ensino público. “Conseguimos introduzir na nossa rede escolar avanços enormes. Os nossos alunos se destacam no encontro do Nordeste e isto é muito honroso para nós. O objetivo é que os nossos alunos tenham o mesmo padrão de conhecimento que têm os melhores alunos das melhores escolas privadas. Não é justo que os nossos alunos estejam num nível abaixo”, disse João Alves.    

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo