João Alves promete priorizar saúde e educação
Política 01/08/2012 14h42

O candidato a prefeito de Aracaju pela coligação "Aracaju não pode esperar", ex-governador João Alves Filho, elegeu uma série de grandes prioridades para o programa de gestão que pretende desenvolver na prefeitura da capital. Dentre as suas propostas, está um projeto de desenvolvimento urbano que equaciona e apresenta soluções para a realidade do presente e, ao mesmo tempo, planeja a cidade para o futuro.

João Alves justifica sua preocupação lembrando que, diante do crescimento populacional e do inchaço urbano que se registram nos grandes centros - onde as cidades mais incham do que se desenvolvem - "o administrador de hoje que não estiver preocupado com o planejamento urbano da cidade, age como um comandante de navio sem bússola, à deriva em alto mar".

Em sua opinião, a falta de planejamento foi justamente uma das principais causas para o atual estágio caótico em que Aracaju se encontra, na medida em que o último projeto elaborado pensando no desenvolvimento da capital foi realizado ainda quando ele foi prefeito da cidade, há 37 anos.

"O plano de desenvolvimento que traçamos na década de 70, quando fui prefeito da cidade, foi um instrumento maravilhosos à época, mas logicamente hoje está completamente defasado, na medida em que não foram feitos, pelos administradores públicos que me sucederam, os ajustes necessários enquanto a cidade inchava", ressaltou, acrescentando que "o fato é que de lá para cá ninguém elaborou mais projeto algum, fazendo com que os problemas de infraestrutura urbana se acumulassem exponencialmente ".

Saúde e Educação

A falta de infraestrutura para o atendimento da saúde da população aracajuana é por sua vez, para João Alves Filho, o problema mais dramático enfrentado hoje pelos aracajuanos em que sua gestão pretende encontrar soluções urgentes, que satisfaçam as necessidades dos angustiados pacientes que precisam dos serviços do setor. "De cem pessoas que você pergunta, nas ruas, 99 irão lhe dizer que a situação mais angustiante da população está relacionada à saúde pública, que foi destroçada por estes governos", salientou, garantindo que irá mudar esse quadro.

A implantação de uma educação pública de qualidade será outra vertente a ser priorizada pelo seu programa de governo, tendo em vista, "de acordo com ele, o óbvio descaso dos administradores da capital com a questão da educação pública, que está abandonada, prejudicando o desenvolvimento educacional e profissional dos nossos jovens".

Outro grave problema de Aracaju relatado pelo candidato que seu plano de governo prevê equacionar se prende a falta de obras de drenagem na cidade pois, conforme revela, os sucessivos administradores construíram avenidas e ruas, asfaltaram logradouros públicos diversos, mas não se preocuparam em projetar a infraestrutura de drenagem necessária em tais vias para conter as inundações.

"Hoje existem várias ruas de Aracaju que estão lindas, pavimentadas, só que não contam com sistema de drenagem de águas pluviais. Quando chove, a situação se torna insustentável. E isso aconteceu especialmente com os bairros da periferia, onde as ruas estão sendo inundadas nas menores chuvas. Como administradores públicos, temos a obrigação de socorrer essas comunidades e encontrar as soluções", completou.

Da assessoria do candidato

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo