Justiça Federal concede liberdade a Sukita
Política 14/07/2014 06h35

Por Marcio Rocha

Foi julgado na 9ª Vara Federal, da cidade de Propriá, o pedido de revogação de prisão do ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita dos Santos e de José Edvaldo, ex-secretário de finanças do município, durante a gestão de Sukita. O juiz Carlos Rebelo concedeu a liberdade ao ex-prefeito.

O julgamento aconteceu neste domingo (13) e Sukita foi solto às 20h, quando seu advogado, Emanuel Cacho e familiares foram recebê-lo na porta do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho, no bairro Santa Maria, em Aracaju.

De acordo com a decisão, Sukita não representa nenhuma ameaça contra a sociedade e também não atrapalha o andamento das investigações feitas pelas polícias Civil e Federal. Sukita ficou preso por 30 dias no presídio de Aracaju.

Pesaram em seu favor, o fato de ser um homem popular, pessoa conhecida de todos os sergipanos e o fato de Sukita ser réu primário. O ex-prefeito e empresário do ramo de automóveis voltou para seu apartamento, no bairro 13 de julho, onde fez questão de ficar junto das quatro filhas (foto), três biológicas e uma enteada, filha de sua esposa Silvany, libertada há duas semanas.

O advogado Emanuel Cacho comemorou a decisão da liberdade de Sukita, em conversa com a reportagem F5 News na noite de domingo. Segundo Cacho, foi feita justiça e Sukita poderá enfim, se defender da execração pública que sofreu durante o período em que esteve preso, sem poder se defender, a ponto de informações confidenciais, como as imagens feitas para controle interno do presídio, onde Sukita aparece de cabelo raspado, terem sido vazadas.

O ex-prefeito deverá falar sobre a prisão e a investigação que está sendo alvo nos próximos dias. Sukita, membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), recebeu poucas visitas durante o período em que esteve na penitenciária. As visitas eram proibidas. Seu aspecto físico é bom e o empresário não apresenta nenhuma debilidade física, a exceção da perda de peso proveniente, provavelmente de um período depressivo enfrentado dentro do presídio.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo