Laércio Oliveira vota a favor do aumento do FPM
Política 05/11/2014 08h34A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 426/14 foi votada na Câmara dos Deputados na terça-feira (04) e aprovada em primeiro turno pelos parlamentares. O projeto consiste em aumentar o repasse para 24.5% dos recursos arrecadados com o Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as prefeituras municipais de todo o Brasil.
De acordo com o deputado federal Laércio Oliveira (SDD/SE), o aumento no repasse do FPM é importante para a população, pois com o crescimento dos recursos, os municípios investirão mais em obras e benefícios para a população, além de ter melhores condições de estruturação organizacional financeira.
“Votei sim e acredito que os municípios merecem mais recursos para que possam continuar investindo em melhorias para a população. Com mais recursos, ganham as cidades, seus moradores e todos os cidadãos.Votei sim e continuarei votando a favor dos projetos que beneficiem a população, sempre”, disse o deputado.
Em um momento no qual os prefeitos de vários municípios sergipanos alegam problemas financeiros e algumas cidades já se encontram com o pagamento da folha do funcionalismo comprometida, o aumento do repasse do FPM chegará em um bom momento para ajudar a minimizar os problemas de ordem orçamentária enfrentados.
O prefeito da cidade de Monte Alegre e presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe, Antônio Rodrigues, comemorou a aprovação em primeiro turno da PEC e acredita que outras ações poderão ser feitas para ajudar os municípios neste momento de crise.
“Realmente foi uma conquista importante e um alívio para as finanças municipais, mas ainda longe de ser o desejado. A reivindicação dos gestores era de um reajuste de 2 pontos percentuais, sendo de 1 ponto já a partir deste ano. Vamos permanecer mobilizados em Brasília para ampliar as ações práticas que atendam à pauta municipalista, principalmente da implantação de um novo Pacto Federativo, que diminua a concentração de impostos nos cofres do governo federal, que hoje fica com aproximadamente 63% do que é arrecadado. Vamos precisar do apoio da nova bancada federal de Sergipe nessa luta”, comemorou o presidente.
A PEC será votada em segunda discussão pelo plenário da Câmara dos Deputados nos próximos dias.
Assessoria de Comunicação


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo