Lentidão no sistema do TSE atrasa resultado das Eleições 2020
Confira uma relação das cidades que já têm o resultado para prefeito (a) Política | Por Aline Aragão 15/11/2020 19h00 - Atualizado em 16/11/2020 06h06Com instabilidade desde o começo da apuração, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atrasa o resultado das eleições neste domingo (15) em todo país. A suspeita é que o sistema tenha sofrido um ataque de hackers. Em Sergipe, a primeira parcial saiu às 17h30 revelando apenas 0,58% dos votos relacionados à Aracaju.
Mais cedo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, informou que um ataque cibernético tentou gerar uma sobrecarga e derrubar os sistemas da Justiça Eleitoral. Segundo Barroso, a tentativa foi neutralizada sem causar consequências.
“Houve uma tentativa de ataque hoje, com um grande volume de acessos simultaneamente. Foi totalmente neutralizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelas operadoras de telefonia. Portanto, sem qualquer repercussão sobre o processo de votação”, disse o ministro.
De acordo com Barroso, “muito provavelmente” o ataque teve origem fora do Brasil, embora grupos internos possam vir a reivindicar a autoria em busca de fama.
Segundo o coordenador das eleições em Sergipe, Marcelo Gerard, a lentidão está sendo provocada pelo sistema de barreiras de segurança que o TSE implantou para combater os ataques hackers. Informação confirmada em nota divulgada pelo TRE há poucos instantes.
"Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto. O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã".
Enquanto isso, no interior do estado, candidatos eleitos já comemoram o resultado. Confira a relação parcial levantada pelo F5News:
Areia branca - Alan de Agripino
Aquidabã - Mário
Boquim - Eraldo
Barra dos Coqueiros - Alberto Macedo
Brejo Grande - Clysmer Bastos
Campo do Brito - Marcell Souza
Candindé de São Francisco - Weldo Mariano
Capela - Silvany
Carira - Diogo Machado
Carmópolis - Esmeralda
Cedro de São João - Layana Costa
Divina Pastora - Maria Clara
Estância -Gilson Andrade
Feira Nova - Jean
Frei Paulo - Anderson de Zé das Canas
Gararu - Zete
Graccho Cardoso - Arakém
Ilha das Flores - Robson Martins
Itabaiana - Adailton Sousa
Itabi - Júnior de Aminthas
Itaporanga D´Ajuda - Otávio Sobral
Japaratuba - Lara Moura
Lagarto - Hilda
Laranjeiras - Juca de Bala
Macambira - Carivaldo
Malhador - Francisco de Assis
Maruim - Gilberto Maynart
Moita Bonita - Dr. Wagner
Monte Alegre - Nena
Nossa Senhora Aparecida - Jeane da farmácia
Nossa Senhora da Glória - Luana
Nossa Senhora das Dores - Luiz Mário
Pacatuba - Manuela Martins
Pedra Mole - Zé de Augusto
Pinhão - Dr. Charles
Pirambu - Guilherme
Propriá - Dr. Valberto
Porto da folha - Miguel de Dr. Marcos
Santo Amaro das Brotas - Paulo César
Riachuelo - Peterson Dantas
Ribeirópolis - Rogério Sobral
Rosário do Catete - César Resende
São Cristóvão - Marcos Santana
Santa Rosa de Lima - Macarrão
Siriri - Zé Rosa
Telha - Flávio Dias
Tomar do Geru - Pedrinho de Balbino
Tobias Barreto - Dilson de Agripino





