Direitos Humanos
Lucas Aribé lança programação da 7ª Semana Aracaju Acessível
Nesta edição, evento abordará o tema “A Arte de Incluir”
Política 20/08/2019 19h03 - Atualizado em 20/08/2019 19h22

A 7ª Semana Aracaju Acessível acontece entre os dias 15 e 22 de setembro de 2019 e, nesta edição, abordará o tema “A Arte de Incluir”, visando discutir a necessidade de práticas inclusivas nos espaços de cultura, esporte, lazer e turismo. A programação dos eventos, baseada no Capítulo IX da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), foi lançada oficialmente, nesta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) pelo vereador Lucas Aribé (PSB), idealizador do projeto. 

A Semana mobiliza iniciativas pública e privada, bem como a sociedade civil organizada, para a realização de eventos de conscientização sobre acessibilidade na capital sergipana. O projeto Aracaju Acessível já impactou a vida de milhares de pessoas. “Só no ano passado, cerca de dois mil cidadãos se engajaram durante a programação e a nossa meta é ampliar ainda mais o número de participantes para que cada vez mais pessoas estejam comprometidas com a construção de uma cidade que respeita a diversidade do ser e valoriza suas potencialidades”, diz Aribé.

Apesar de a Constituição Federal tratar todo cidadão como igual perante a Lei, garantindo às pessoas com deficiência direitos básicos, a LBI trata desses direitos de forma mais específica. Para além disso, na última década, os projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, por exemplo, tiveram que cumprir requisitos que contemplassem a acessibilidade. No entanto, explicou Lucas Aribé, a proposta da Semana Aracaju Acessível deste ano é mostrar que a questão ultrapassa a legislação.

"Essas garantias da LBI trouxeram consigo exigências tanto para o Poder Público quanto para o setor privado. Elas estão começando a sair do papel aos poucos, por isso, precisamos reforçar a sensibilização da sociedade mostrando que a Lei deve ser cumprida plenamente e fiscalizada. Para isso, reuniremos ativistas que atuaram na construção do Estatuto da Pessoa com Deficiência ao longo da Semana Aracaju Acessível. A programação é inteiramente gratuita e terá acessibilidade garantida", destaca Lucas Aribé. 

A Semana Aracaju Acessível celebra, anualmente, o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) reunindo uma rede de parceiros em seus diversos eventos, além das oficinas que também são ofertadas gratuitamente. “Sempre falamos muito da acessibilidade em relação à parte estrutural e arquitetônica. Porém, ela tem muitas dimensões como a atitudinal, que é a forma como a gente se relaciona com as pessoas. Por isso, queremos ampliar o olhar, pois o que está bom para mim, pode não estar adequado para o outro. A gente precisa desenvolver uma consciência coletiva de acessibilidade porque incluir é oportunizar com igualdade”, salienta Lucas.

Confia a programação completa aqui.

Fonte: Assessoria do vereador

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo