Mais de 80 urnas eletrônicas já apresentaram problemas em Sergipe
Em Aracaju, até o fim da manhã 49 urnas tiveram algum tipo de ocorrência Política | Por Saullo Hipolito* 15/11/2020 13h26O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já contabilizou que 84 urnas eletrônicas, distribuídas por todo o estado de Sergipe, sofreram algum tipo de ocorrência até o meio-dia deste domingo (15) de eleição. De acordo com o órgão, destas, 48 precisaram ser trocadas. As outras 36 tiveram suas situações resolvidas pontualmente pelos responsáveis no colégio eleitoral.
Conforme informado pelo órgão eleitoral, para Sergipe foram disponibilizadas 5.971 urnas, sendo 4.690 utilizadas de forma primária e as restantes, servindo como sobressalentes em eventuais ocorrências.
Ainda sobre esses problemas identificados, somente na capital de Sergipe, Aracaju, o Tribunal Regional Eleitoral contabilizou 49 ocorrências em urnas disponibilizadas. o órgão não informou quantas delas precisaram ser trocadas.
A expectativa é de que o número de urnas com algum tipo de problema cresça no decorrer do dia, mas nada significativo que gere demora ou algum tipo de transtorno para os eleitores. Vale lembrar que é esperado que mais eleitores apareçam no horário vespertino, já que a manhã foi, até as 10h, destinada a grupos vulneráveis ao novo coronavírus.
Brasil
Em boletim divulgado às 10h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 431 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas até o momento em todo o Brasil, devido a mau funcionamento. A votação no primeiro turno das eleições municipais deste ano teve início às 7h, sempre no horário local.
O número representa 0,1% do total de urnas eletrônicas. Mais de 450 mil equipamentos estão aptos a serem utilizados nas eleições deste ano, dos quais cerca de 52 mil são de contingência, ou seja, ficam de reserva para alguma eventualidade.
O TSE compila os números informados pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado. Os dados devem ser atualizados ao longo do dia.
* com informações da Agência Brasil





