Maria do Carmo faz balanço do mandato e destaca ações
Política 13/01/2012 12h19A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) considerou positiva a sua atuação no Senado da República em 2011. Autora de diversos projetos de leis importantes, como o 256/06 que sugere a criação da Universidade Federal para o Desenvolvimento do Sertão Sergipano, no município de Poço Redondo, a parlamentar teve atuação decisiva em comissões e apreciação de diversas matérias, merecendo inclusive o reconhecimento de colegas senadores.
No caso da Universidade do Sertão, Maria explicou que com a aprovação há possibilidade real de mudanças na mesorregião do sertão sergipano, cujos indicadores de desenvolvimento humano de acesso à saúde e à educação estão entre os piores do Estado e do País. “É uma região que congrega parcela expressiva da população sergipana, ainda fortemente concentrada na área rural”, observou.
Dentre tantos outros, é da senadora Maria do Carmo, o projeto de lei que obriga hotéis, motéis pousadas e similares a fornecerem, gratuitamente, preservativos e folhetos explicativos sobre doenças sexualmente transmissíveis aos seus clientes. A medida, de cunho preventivo e informativo, de acordo com a democrata, objetiva reforçar a estratégia de controle das doenças sexualmente transmissíveis nos locais onde ela é mais necessária. “Com esse projeto, procuramos dar um alcance nacional e estender esse benefício para toda a população”, explicou.
Além de propor matérias importantes, a parlamentar por Sergipe, ainda relatou projetos de lei de grande alcance social, como o criou nova regra para o pagamento do salário–maternidade por micro e pequenas empresas que possuam dez ou menos empregados. Também relatou projeto de lei que instituiu diretrizes para a promoção da alimentação saudável em escolas das redes públicas e privadas, em todo o país.
Maria defendeu questões importantes como a autonomia das Defensorias Públicas nos Estados; e o combate à violência doméstica e ao trabalho escravo. Ainda marcou sua posição contra temas que, no seu entendimento, geram sérios prejuízos para o Estado e, sobretudo, para a população, como a construção da usina nuclear, defendida por alguns segmentos, inclusive pelo governador Marcelo Deda (PT).
Para 2012, a expectativa da senadora sergipana é de que o ano seja muito mais proveitoso. “Esperamos que ações efetivas sejam adotadas para garantir dias melhores à população, especialmente, de Sergipe. No Senado, vamos continuar trabalhando e votando no que for benéfico para o povo”, garantiu Maria do Carmo Alves.
Membro da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, Maria também fez duros pronunciamentos e cobrou do Governo Federal a aplicação da verba destinada ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Ela lembrou que o Plano foi instituído pelo Decreto 7.179/10, com alocação orçamentária de 410 milhões de reais, mas apenas 20% do montante foram aplicados em iniciativas efetivas de combate ao crack no Brasil.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo