Max apresenta PL que cria Semana de combate à Obesidade
Política 28/05/2014 11h07

“A obesidade é uma preocupação mundial e, no Brasil, de acordo com sucessivas pesquisas, cresce num ritmo preocupante, em especial entre os homens. É uma luta para se perder peso, eu mesmo estou vivenciando esse desafio e, desde que tomei consciência das consequências do sobrepeso, já consegui perder treze quilos com dieta balanceada e atividade física”, iniciou assim seu pronunciamento o vereador Max Prejuízo (PSB), durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), no qual apresentou o Projeto de Lei 75/2014 que dispõe sobre a criação, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Aracaju, da Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Obesidade, a ser realizada na primeira semana do mês de setembro.

De acordo com o PL proposto pelo vereador, na Semana serão realizadas atividades tendentes a esclarecer a comunidade quanto às causas da doença, promover a integração das pessoas com obesidade em todos os níveis sociais, promover campanha educativa visando à prevenção e à conscientização quanto à problemática da pessoa obesa e o intercâmbio de informações com a comunidade, visando soluções efetivas para as dificuldades das pessoas obesas. Seminários, aulas, palestras, filmes, concursos, cartazes e outras atividades similares que venham a ser definidas como prioritárias.

“É preciso esclarecer aos jovens os problemas de saúde causados pelo excesso de peso e da necessidade da prática de exercícios ou algum esporte como forma de prevenção. Além de se constituir em problema pelos riscos à saúde como doenças do coração, hipertensão e diabetes, o sobrepeso é causado por uma alimentação rica em calorias e nada saudável”, disse Max Prejuízo defendendo a aprovação do seu Projeto de Lei.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) divulgada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todas as regiões do País, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda, aumentou contínua e substancialmente o percentual de pessoas com excesso de peso e obesas. O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Entre os 20% mais ricos, o excesso de peso chega a 61,8% na população de mais de 20 anos. Também nesse grupo concentra-se o maior percentual de obesos: 16,9%.

“Os danos causados pela má alimentação na infância são bem conhecidos, e sua repercussão, em grande parte, apenas será notada na idade adulta, embora a obesidade e o diabetes nas crianças sejam um fato. Precisamos tratar a prevenção do diabetes como caso de saúde pública”, disse o vereador Max Prejuízo.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo