Moradores de São Cristóvão revelam o que esperam nos próximos quatro anos
F5 News apresenta indicadores sociais da cidade história na Grande Aracaju Política | Por Fernanda Araujo 20/10/2020 11h05 - Atualizado em 26/10/2020 16h56A primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do país, São Cristóvão, fundada em 1590, também faz parte da região metropolitana de Aracaju e é o quinto maior colégio eleitoral no estado. São 56.112 eleitores aptos a votar e uma população estimada em 91.093 pessoas, conforme dados de julho deste ano do IBGE.
O conjunto urbano da 'cidade mãe de Sergipe', como é conhecida, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1967. Mas, anteriormente, entre 1941 e 1942, vários edifícios de históricos da cidade já tinham sido tombados individualmente pelo instituto, como a Igreja e Convento São Francisco, entre outros exemplos da arquitetura civil e religiosa.
[GALERIA][/GALERIA]
Considerada monumento nacional e com 430 anos de história, São Cristóvão atrai turistas pelas suas belezas naturais, religiosidade e arquitetura colonial. Um bom exemplo de atrativo é a Praça São Francisco, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 2010. Além de contar com diversos grupos folclóricos, a gastronomia também é bastante presente na cidade, em especial com as famosas queijadas, as compotas de frutas e os biscoitos Bricelets, produtos comercializados também em Aracaju e em eventos religiosos.
É na cidade que se localiza o campus central da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos. Atualmente com outros cinco campi, a instituição iniciou sua trajetória na década de 1940, com a criação de faculdades, marco para o surgimento do ensino superior no estado.A economia de São Cristóvão também é movida pelas fontes de águas minerais, a pesca de peixes, mariscos e camarões, e pela avicultura, da qual é o maior produtor do estado. Atualmente, 42% do seu PIB estão concentrados no setor público, 34% no setor de serviços, 19% na indústria e 5% na agropecuária.
Leia Também
Em Sergipe, mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a ir às urnas nos 75 municípios do estado. Com uma campanha de conscientização dos cidadãos sobre sua responsabilidade no processo eleitoral, com o mote ‘Eleitor, protagonista de democracia’, o F5News entrevistou moradores dos maiores colégios eleitorais e quer saber o que o são-cristovense espera para o município daqui a quatro anos.
Fotos: Saullo Hipolito/F5News





