MPE requer condenação de ex-prefeito de Macambira
Política 20/10/2011 16h35

 

Por Marcos Rodrigues

O Ministério Público Estadual (MPE-SE) requereu a condenação do ex-prefeito de Macambira, Fabiano Santos Alves, por ato de improbidade administrativa. Foi comprovado, no curso da instrução processual, que o ex-gestor realizou pagamento de passivo trabalhista com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

 F5 News entrou em contato com o ex-prefeito para entender melhor o caso. Segundo Fabiano, a ação é resultante de um pagamento conquistado pelos professores da rede municipal. Segundo ele, esse pagamento originou-se de dívidas em administrações anteriores. “Segundo a assessoria jurídica da prefeitura, não haveria problema”, explica, afirmando que “a Justiça também emitiu um parecer na época, confirmando a possibilidade de uso do dinheiro”.

O Sintese também se pronunciou. Segundo a educadora Maria São Pedro de Jesus Siqueira, Pedrinha, como é conhecida, “foi o Sintese que realizou a denúncia”. Ela afirma que, na época, o sindicato havia entrado com uma ação para o recebimento de encargos de uma administração anterior, que tinha como prefeito o antecessor do ex-prefeito Fabiano Alves, Carivaldo Souza.

Pedrinha explica que recursos do FUNDEB não poderiam ter sido utilizados para o pagamento da dívida, por tratar-se de verba de um ano (2005) para pagar os encargos da administração anterior (cinco anos anteriores), na gestão de Carivaldo Souza. "A verba é destinada a encargos e pagamentos de funcionários relacionados ao ano em que ela é liberada. Para isso a Prefeitura deveria usar recursos próprios”.

Fabiano Alves entrou com recurso jurídico assim que foi notificado. Em relação aos professores do município, na época eles também conquistaram o Plano de Carreira e o Estatuto. A ação foi movida em razão do pagamento realizado no exercício financeiro de 2005 e referente aos cinco anos anteriores, de passivo trabalhista reconhecido por sentença judicial dos professores da educação básica com recursos próprios do FUNDEB.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo