MPF emite nota de esclarecimento
Política 17/10/2011 15h44

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), a respeito da matéria intitulada "Infidelidade: A cobra vai fumar", divulgada nesta data no blog do jornalista Cláudio Nunes (portal Infonet), vem a público manifestar o seguinte:

A Procuradoria Regional Eleitoral não tem atribuição legal para ajuizar ação de cassação de mandato por infidelidade partidária quanto aos deputados federais, senadores, Presidente e vice-Presidente da República, de acordo com o art. 2º da Resolução TSE 22.610/2007. Em tais casos, a atribuição pertence à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) e o julgamento de eventual processo competirá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O deputado federal Almeida Lima ajuizou no TSE, em 10/08/2011, uma ação de justificação de desfiliação partidária (petição nº 1378-02.2011.6.00.0000), em que, após parecer da PGE pela procedência, foi julgado procedente o pedido "para declarar a existência de justa causa para a sua desfiliação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro", decisão esta publicada no Diário da Justiça Eletrônico em 08/09/2011.

Nada obstante a atribuição da PGE para o caso, considerando as notícias divulgadas na imprensa sergipana após o referido julgamento, que noticiaram suposta irregularidade na motivação apresentada pelo deputado Almeida Lima no processo de justificação de sua desfiliação partidária, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe, por dever de ofício, encaminhou as referidas informações à PGE para ciência e adoção de eventuais providências. O ofício foi expedido à PGE em 12/09/2011 e pode ser visto aqui.

A Procuradoria da República e a PRE em Sergipe repudiam veementemente qualquer insinuação de que a atuação de seus membros se pautam por negociações em busca de apoio para construção da sede do MPF/SE ou quaisquer outras ingerências políticas.

A atuação institucional e legítima para obtenção de recursos públicos visando à construção da futura sede do Ministério Público Federal em Sergipe sempre se pautou pelo respeito às instituições democráticas e seriedade no trato da coisa pública.

O MPF/SE registra que continuará agindo de forma imparcial e com rigor na defesa do patrimônio público, na lisura do processo eleitoral e na tutela dos demais interesses sociais.

Aracaju, 17 de outubro de 2011.

Eduardo Pelella

Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Sergipe

Silvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior

Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Sergipe em exercício

Ruy Nestor Bastos Mello

Procurador Regional Eleitoral em Sergipe

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo