Mulheres vão às ruas cobrar a cassação do mandato de Agamenon Sobral
Política 10/06/2014 13h30

Por Fernanda Araujo

Muitas mulheres de Aracaju acordaram cedo na manhã desta terça-feira (10) para pedir a cassação do mandato do vereador Agamenon Sobral (PP) por quebra de decoro. O ato feminista foi registrado desde a praça General Valadão, centro da capital, até a Câmara Municipal, onde ocuparam a galeria. As representantes de sindicatos, movimentos sociais e associações estão indignadas com as recentes e supostas declarações do parlamentar contra as profissionais médicas, professoras e de enfermagem, em especial tendo atingido com palavras de baixo calão a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do estado, Flávia Brasileiro, em uma recente sessão da Casa.

“Somos mulheres e feministas, não votamos em vereador machista” e "Fora Agamenon" eram os gritos de guerra.

Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/SE, Edjanária Borges, as declarações foram de cunho preconceituoso e discriminam a condição da mulher. “A gente lamenta profundamente. Ele atingiu a honra e a dignidade não só dela (Flávia) como de todas as mulheres. Quando a mulher é ofendida na sua honra e dignidade, isso extrapola totalmente o profissionalismo. Vamos combater isso, estamos denunciando para que isso não seja tratado como normal, como um destempero de uma pessoa que perdeu a paciência”, disse Edjanária, ressaltando que as próximas ações para cobrar atitude mais severa por parte da Câmara serão divulgadas posteriormente.

Para a secretária, a atitude de Agamenon Sobral não condiz com a de

um parlamentar sério. “O representante do povo tem que ter dignidade e respeito, principalmente na Câmara de Vereadores, que representa o povo de Aracaju. Não se pode permitir esse tipo de comportamento descabido e incoerente”, afirma.

A vítima da agressão ainda não comprovada, Flávia Brasileiro (foto acima), afirmou que tudo já está encaminhado na Justiça contra o vereador. Segundo ela, faltam apenas alguns documentos e gravações de programas de rádio, onde Agamenon foi entrevistado e fez as mesmas declarações. “Mas na Justiça certamente ele vai responder civil e criminalmente”, disse.

O ato teve o apoio de homens e representantes  de outros segmentos sociais e sindicais, como o Sintasa, Sintese, bancários e OAB/SE. Não tem nenhuma mulher que se sinta confortável ao ouvir as palavras que ele proferiu. Fora isso teve a agressão direta que foi feita na Câmara de Vereadores com palavrões. Esse comportamento dele fere a Lei Orgânica do Município, do regimento interno. Pedimos que o regime interno da Câmara seja cumprido e que o mandato desse vereador seja cassado por quebra de decoro porque ele não representa o povo de Aracaju”, concluiu Flávia.

Já ao lado da Câmara durante a manifestação, os movimentos acabaram tendo um encontro inusitado com os policiais civis que também protestavam com relação às reivindicações próprias. O presidente do sindicato da categoria (Sinpol), Antônio Moraes, disse ser solidário às enfermeiras, médicos e professores. Com microfone em mãos Moraes, sugeriu a Agamenon que fiscalizasse também os delegados faltosos, se tivesse coragem. Nesse momento, Agamenon Sobral apareceu na janela da Câmara e lançou um beijo aos manifestantes, que tiveram isso como mais uma atitude de desrespeito do parlamentar.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo