Na posse do TCE, Clóvis Barbosa critica corrupção e pede fraternidade
Política 14/12/2015 15h36

Da Redação

O advogado Clóvis Barbosa foi empossado como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) na manhã desta segunda-feira (14). Conselheiro há seis anos, ele ficará à frente daquela Corte entre 2016 e 2017. Também foram empossados a conselheira Susana Azevedo e o conselheiro Luiz Augusto Ribeiro nos cargos de vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente.

Por indicação do presidente eleito, também ficou definido no Pleno que o conselheiro Carlos Pinna será o próximo ouvidor-geral do TCE, enquanto o conselheiro Carlos Alberto Sobral irá dirigir a Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan).

Durante o seu discurso de posse Clóvis lembrou acão semelhante em 1992 quando assumiu a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Sergipe (OAB/SE). À época, o advogado já combatia a corrupção. Segundo ele, o quadro atual do Brasil é bem parecido com o daquela época. “A própria sociedade também dá a sua contribuição ao processo corruptivo quando busca privilégios à custa do dinheiro público. Há um pacto de mediocridade firmado entre os diversos atores sociais, sejam de origem pública ou privada. Agentes públicos servem de despachantes para os interesses privados que, por seu turno, engordam as contas particulares daqueles servidores em ilhas fiscais espalhadas pelo mundo”, destacou.

O novo presidente do TCE afirmou ainda que a fraternidade deve conduzir o comportamento da sociedade, pois ela resume todos os deveres dos homens, uns para com os outros. “Estamos no limiar de um ano novo. Façamos dele o caminho da evolução do homem e de uma nova oportunidade de seu progresso. Num mundo dominado pela chaga do egoísmo, ou seja, “cada um por si”, a fraternidade é justamente o oposto. O primeiro lema da Revolução Francesa deveria ser a fraternidade, pois ela é a base da realização da felicidade social. Sem ela, não poderiam existir a igualdade, nem a liberdade”, declarou.

Advogado formado pela UFS em 1973, Clóvis Barbosa foi presidente da OAB-SE em dois mandatos, conselheiro federal da OAB em seis mandatos, secretário de Governo e Procurador-Geral do Município de Aracaju; Procurador-Geral da UFS e secretário de Estado do Governo. Foi membro do Conselho Fiscal do Banese, membro do Conselho de Administração do Banese, membro titular do Conselho Diretor UFS, como representante do Governo do Estado de Sergipe e ocupa uma cadeira no TCE desde maio de 2009.

 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo