Na reta final, candidatos à PMA ampliam ações de rua para conquistar eleitorado
Maioria dos candidatos admite possibilidade do segundo turno na capital sergipana Política | Por Will Rodriguez 09/11/2020 09h40Faltando apenas uma semana para o primeiro turno das Eleições 2020, os candidatos à Prefeitura de Aracaju tomam fôlego e apostam em maior contato com os eleitores nas ruas para conquista do voto. O último final de semana de campanha da maior parte dos 11 prefeituráveis foi marcado por caminhadas, carreatas e conversas. A região central e os bairros mais periféricos da cidade foram escolhidos pelos candidatos.
As últimas pesquisas de intenção de voto mostraram uma disputa fragmentada entre quatro dos 11 candidatos e a consequente tendência de segundo turno na capital sergipana, que já é considerada por três deles. Revelaram também que ao menos 21% do eleitorado estava indeciso ou propenso a votar branco/nulo no pleito, percentuais que podem pesar na definição de quem comandará o Paço Municipal nos próximos quatro anos.
Candidato à reeleição, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) percorreu as ruas dos bairros José Conrado de Araújo até o Ponto Novo neste domingo (8). O pedetista liderou todas as sondagens feitas até aqui e, com base na contagem dos votos válidos dessas pesquisas, interlocutores estão convictos de que a vitória será alcançada já no próximo domingo (15).“A cada encontro com os aracajuanos nas ruas, fico com o coração cheio de felicidade, gratidão e aumenta o meu compromisso de fazer mais e melhor pela cidade”, disse Edvaldo. “Se tiver que ir mais 15 dias, iremos”, emendou uma fonte ao F5 News, sublinhando que “o sentimento é de vitória”.
A delegada Danielle Garcia, candidata pelo Cidadania, já está mirando o segundo turno contra Edvaldo, segundo ela, assegurado pelas pesquisas internas. Em entrevista publicada neste domingo no JL Política, a neófita já sinalizou disposição para dialogar com os demais candidatos numa eventual segunda etapa de campanha.Em segundo lugar nas pesquisas, Danielle Garcia esteve nos bairros Orlando Dantas, 17 de Março e também na zona de expansão no último final de semana de campanha. "Estamos mostrando diariamente a nossa capacidade e coragem para administrar a nossa cidade. Por isso, vamos juntos com a população iniciar uma nova fase na história de Aracaju", afirmou a candidata.
Apesar de uma semana marcada por punições da Justiça Eleitoral, o candidato Rodrigo Valadares (PTB) manteve os ataques a Edvaldo e Danielle. O bolsonarista fez uma carreata pelo bairro Marivan entre a tarde e a noite de domingo. Fontes ouvidas pela reportagem confirmam que segue convicto de que vai conseguir ultrapassar a delegada para enfrentar o segundo turno com Edvaldo. “A gente viu que o povo quer mudança, a gente viu que o povo verdadeiramente vai transformar essa cidade”, declarou Rodrigo.O candidato do PT, Márcio Macedo, já adotou o discurso de que o resultado das urnas no próximo domingo o colocará no segundo turno, contrariando todas as pesquisas eleitorais. Do Porto D'antas à Orla de Atalaia, o petista fez uma carreata neste domingo com o mote ‘tempo de virada’. “Apenas oito dias nos separam do segundo turno e de ganhar essa eleição. Então vamos intensificar nossas ações nessa reta final. Estaremos com mais força nas ruas, levando a mensagem do 13, a mensagem da mudança”, afirmou Macedo.
Embora não tenha se confirmado na semana que passou, como foi cogitada, a expectativa pela presença de lideranças nacionais do PT é mantida por interlocutores da coligação ouvidos pelo F5 News. Nos últimos programas de rádio e tv, a participação do ex-presidente Lula e a inserção do ex-ministro da Educação Fernando Haddad devem ser intensificadas.A candidata Georlize Teles (DEM) esteve na zona de expansão e em comunidades da zonas oeste e norte de Aracaju, como o Bugio, Japãozinho e Sol Nascente, neste domingo. Nos últimos dias, a democrata subiu o tom das críticas contra a atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.
Seguindo a agenda de visitas a igrejas neste domingo, o candidato Lúcio Flávio (Avante) concedeu entrevista ao Jornal da Cidade, na qual afirma que irá ao segundo turno. Bolsonarista, o empresário tem buscado fortalecer a candidatura com o apoio de políticos de fora ligados ao governo federal e, nas últimas semanas, conseguiu ampliar a base de apoio junto às lideranças das maiores igrejas evangélicas da capital, o que pode representar uma ameaça ao candidato Rodrigo Valadares.
Já o candidato do PSOL, Alexis Pedrão, passou o domingo em mobilizações com apoiadores nos bairros Santos Dumont e América.
O F5News não recebeu nem localizou registro oficial da agenda de campanha dos candidatos Gilvani Santos (PSTU), Juraci Nunes (PMB), delegado Paulo Márcio (DC) e Almeida Lima (PRTB). O espaço segue à disposição.





