Eleições 2020
Na reta final, candidatos à PMA ampliam ações de rua para conquistar eleitorado
Maioria dos candidatos admite possibilidade do segundo turno na capital sergipana
Política | Por Will Rodriguez 09/11/2020 09h40

Faltando apenas uma semana para o primeiro turno das Eleições 2020, os candidatos à Prefeitura de Aracaju tomam fôlego e apostam em maior contato com os eleitores nas ruas para conquista do voto. O último final de semana de campanha da maior parte dos 11 prefeituráveis foi marcado por caminhadas, carreatas e conversas. A região central e os bairros mais periféricos da cidade foram escolhidos pelos candidatos.

As últimas pesquisas de intenção de voto mostraram uma disputa fragmentada entre quatro dos 11 candidatos e a consequente tendência de segundo turno na capital sergipana, que já é considerada por três deles. Revelaram também que ao menos 21% do eleitorado estava indeciso ou propenso a votar branco/nulo no pleito, percentuais que podem pesar na definição de quem comandará o Paço Municipal nos próximos quatro anos. 

Candidato à reeleição, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) percorreu as ruas dos bairros José Conrado de Araújo até o Ponto Novo neste domingo (8). O pedetista liderou todas as sondagens feitas até aqui e, com base na contagem dos votos válidos dessas pesquisas, interlocutores estão convictos de que a vitória será alcançada já no próximo domingo (15).

“A cada encontro com os aracajuanos nas ruas, fico com o coração cheio de felicidade, gratidão e aumenta o meu compromisso de fazer mais e melhor pela cidade”, disse Edvaldo. “Se tiver que ir mais 15 dias, iremos”, emendou uma fonte ao F5 News, sublinhando que “o sentimento é de vitória”.

A delegada Danielle Garcia, candidata pelo Cidadania, já está mirando o segundo turno contra Edvaldo, segundo ela, assegurado pelas pesquisas internas. Em entrevista publicada neste domingo no JL Política, a neófita já sinalizou disposição para dialogar com os demais candidatos numa eventual segunda etapa de campanha. 

Em segundo lugar nas pesquisas, Danielle Garcia esteve nos bairros Orlando Dantas, 17 de Março e também na zona de expansão no último final de semana de campanha.  "Estamos mostrando diariamente a nossa capacidade e coragem para administrar a nossa cidade.  Por isso, vamos juntos com a população iniciar uma nova fase na história de Aracaju", afirmou a candidata.

Apesar de uma semana marcada por punições da Justiça Eleitoral, o candidato Rodrigo Valadares (PTB) manteve os ataques a Edvaldo e Danielle. O bolsonarista fez uma carreata pelo bairro Marivan entre a tarde e a noite de domingo. Fontes ouvidas pela reportagem confirmam que segue convicto de que vai conseguir ultrapassar a delegada para enfrentar o segundo turno com Edvaldo. “A gente viu que o povo quer mudança, a gente viu que o povo verdadeiramente vai transformar essa cidade”, declarou Rodrigo. 

O candidato do PT, Márcio Macedo, já adotou o discurso de que o resultado das urnas no próximo domingo o colocará no segundo turno, contrariando todas as pesquisas eleitorais. Do Porto D'antas à Orla de Atalaia, o petista fez uma carreata neste domingo com o mote ‘tempo de virada’. “Apenas oito dias nos separam do segundo turno e de ganhar essa eleição. Então vamos intensificar nossas ações nessa reta final. Estaremos com mais força nas ruas, levando a mensagem do 13, a mensagem da mudança”, afirmou Macedo. 

Embora não tenha se confirmado na semana que passou, como foi cogitada, a expectativa pela presença de lideranças nacionais do PT é mantida por interlocutores da coligação ouvidos pelo F5 News. Nos últimos programas de rádio e tv, a participação do ex-presidente Lula e a inserção do ex-ministro da Educação Fernando Haddad devem ser intensificadas. 

A candidata Georlize Teles (DEM) esteve na zona de expansão e em comunidades da zonas oeste e norte de Aracaju, como o Bugio, Japãozinho e Sol Nascente, neste domingo. Nos últimos dias, a democrata subiu o tom das críticas contra a atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. 

Seguindo a agenda de visitas a igrejas neste domingo, o candidato Lúcio Flávio (Avante) concedeu entrevista ao Jornal da Cidade, na qual afirma que irá ao segundo turno. Bolsonarista, o empresário tem buscado fortalecer a candidatura com o apoio de políticos de fora ligados ao governo federal e, nas últimas semanas, conseguiu ampliar a base de apoio junto às lideranças das maiores igrejas evangélicas da capital, o que pode representar uma ameaça ao candidato Rodrigo Valadares. 

Já o candidato do PSOL, Alexis Pedrão, passou o domingo em mobilizações com apoiadores nos bairros Santos Dumont e América. 

O F5News não recebeu nem localizou registro oficial da agenda de campanha dos candidatos Gilvani Santos (PSTU), Juraci Nunes (PMB), delegado Paulo Márcio (DC) e Almeida Lima (PRTB). O espaço segue à disposição. 
 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social