“Não sei o que Deus me reserva", diz Déda
“Não sei como marcou o relógio dele para mim”, completa emocionado
Política 06/03/2013 16h36

Por Joedson Telles

Na noite da última terça-feira 5, o governador Marcelo Déda (PT), ao discursar em Nossa Senhora do Socorro sobre sua história política em coerência com o povo de Sergipe, se emocionou e foi às lágrimas. “Não sei o que Deus me reserva. Não sei como marcou o relógio dele para mim.  Agora digo sem medo de parecer ridículo: escrevi um capitulo da história deste estado, ao lado da minha gente. Do meu povo. Eu, não pelos valores que tenha. Mas com uma pequena capacidade de ter buscado sempre interpretar a história e compreender qual é o rumo da minha gente, do meu povo”, disse o governador, quando do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica Yazaki, em Socorro. “Não há governador que preste se houver uma gente que mereça cada sacrifício que ele faz.”   

O governador salientou que na sua história política nunca operou contra o povo. Déda admitiu que, às vezes, sofreu derrotas, mas sempre ao lado da sociedade – nunca sem o povo. “Foi a história quem me ensinou isso. Comecei a fazer política derrotado por uma ditadura militar, mas não escolhi o caminho dos poderosos. Fui enfrentar a ditadura com a minha geração, correndo risco, como tantos outros correram antes de mim. Então, eu tenho orgulho de dizer que não só na área social. Na construção de estradas, de saúde ou de outras áreas. Econômica. A marca do nosso governo será perpetuada pela história, porque nos trouxemos Sergipe para um momento em que o Brasil estava vivendo, mas não perdemos o trem da história. Fomos para a estação, e quando o Brasil cresceu e o Nordeste começou a se mover, Sergipe chegou na frente e disse estou aqui para ir junto.        

Ao salientar que serve ao povo de Sergipe com amor e dedicação porque acredita no futuro, o governador Marcelo Déda, que já estava pra lá de emocionado, não conteve as lágrimas. “Acredito que este povo tem um destino histórico, porque a minha vida inteira, eu pus na minha cabeça e no meu coração... (Déda tira os óculos e enxuga as lágrimas) estou ficando velho, estou ficando emocionado às vezes demais.  Desculpem-me”, disse o governador, arrancando aplausos das pessoas. Por conta da política de atração de investimentos do Governo do Estado, a empresa japonesa investirá R$ 46,5 milhões para implantar uma fábrica de componentes eletrônicos automotivos em Socorro.

 

 

Déda destaca momento histórico

“Este é um momento histórico na vida econômica e para o desenvolvimento industrial em Sergipe. A Yazaki é uma das maiores empresas do setor automobilístico do mundo, estando presente nos cinco continentes em 42 países, com cerca de 200 mil empregados em todo o mundo.  O Nordeste começa a atrair a indústria automobilística que já se instala nos estados maiores como Bahia, Pernambuco e Ceará, e nós, aqui em Sergipe, conforme eu havia anunciado há aproximadamente dois anos, começamos a atrair os investimentos dos fabricantes de componentes automotivos”, descreveu o governador Marcelo Déda.

Ainda segundo Déda, embora não seja comum que o governador compareça a todos lançamentos de obras das indústrias que se instalam em Sergipe, pela significância, esse foi um ato que cobrou a sua presença. “Temos trazido ao longo dos últimos seis anos um número que já alcança cerca de 120 empresas dos mais variados portes. O fato é que este é um ato histórico onde estamos iniciando um novo capítulo na história da industrialização sergipana com uma empresa líder mundial em seu segmento e que, certamente, representará um referencial para novos potenciais investidores”, disse.

Sergipe, conforme o governador, passa a disputar o concorrido mercado da indústria automobilística que vem se consolidando no Nordeste nos últimos 20 anos. “Agora contamos com uma empresa que é líder mundial em seu segmento, e resguarda a marca do talento japonês inovando na primeira unidade de componentes automotivos em Sergipe, contribuindo na nossa meta de interiorizar o desenvolvimento”, destacou Marcelo Déda.

Colaboração

Já o prefeito Fábio Henrique destacou a data como uma das mais importantes da história de Socorro. “Este é um dos dias mais importantes da história da nossa cidade. É o maior empreendimento já construído em Nossa Senhora do Socorro. Para se ter uma ideia, o shopping Prêmio, outro grande empreendimento que contou com apoio do Governo do Estado, e com a presença do governador em sua inauguração, em 2010, gera cerca de 1000 empregos em suas 120 lojas, só esta empresa vai gerar cerca de 1600 empregos diretos, muitos dos quais certamente para a população da região. Estamos buscando dar nossa parcela de contribuição executando  programas de capacitação para nossa juventude, a exemplo do Projovem, em parceria com o Governo Federal. Nosso maior compromisso e nossa luta é justamente pela geração de emprego e renda em Socorro, por isso comemoramos mais essa conquista graças à grande parceria com o Governo do Estado”, destacou Fábio Henrique.

Perspectivas

O presidente da Yazaki para o Mercosul, Toshihiro Hinoi, destacou a importância estratégica que a nova unidade terá para as perspectivas de evolução de empresa. “Há dois anos estamos desejando uma nova fábrica no Brasil. Hoje estamos aqui comemorando esse momento de grande importância para a Yazaki, que só foi possível graças ao trabalho do Governo do Estado, da prefeitura e da Codise”, registrou o presidente.

Ele descreveu as características da nova unidade que ocupará um terreno de 42 mil metros quadrados, onde a planta fabril contará com 18 mil metros quadrados. “Nós queremos edificar uma fábrica integrada com a sociedade sergipana, respeitando o meio ambiente adotando as mais modernas práticas de gestão”, anunciou o presidente.

A Empresa

A Yazaki do Brasil foi fundada em 29/01/1997. Possui 5 fábricas 4 estados do país: Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná (02 unidades). Na América do Sul, o grupo atua ainda no Paraguai, no Uruguai e na Argentina, onde possui uma fábrica. O total de funcionários na América do Sul é de 9.595 empregados. A planta entrará em operação em setembro de 2013, com previsão de gerar em sua capacidade plena de produção, em 2014, 1.604 postos de trabalho (empregos diretos).

Participação

Participaram do ato o diretor Financeiro da Yazaki no Brasil, Tadashi Hirota, além de diversos executivos da empresa, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Saumíneo Nascimento, dirigentes da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), dentre outras autoridades, vereadores do município e membros da administração estadual.

Da ASN

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo