No Cabaré, Laércio fala sobre pré-candidatura a prefeito e seu mandato
Política 25/11/2011 12h20

O deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE) foi o convidado dessa semana do Cabaré de Quinta, onde foi sabatinado pelos jornalistas sobre diversos temas (na foto, com o parlamentar). O mais recorrente: se ele era pré-candidato a prefeitura de Aracaju, que respondeu com uma afirmativa muito firme: “sou pré-candidato à PMA com letras maiúsculas”. Ele também foi questionado sobre várias ações do seu mandato, a exemplo do projeto que apresentou sobre estímulo ao reingresso de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho.

Respondendo a pergunta do jornalista Anderson Christian sobre sua preocupação de pessoas mais velhas não conseguirem empregos, o deputado afirmou que apresentou dois projetos nesse sentido. O PL 1251/2011 que cria o programa nacional do trabalho na “melhor idade” determina a obrigatoriedade de contratação de um percentual de idosos pelas empresas privadas. Os empregadores que aderirem aos termos do programa serão beneficiários de estímulos como concessão de crédito fiscal e previdenciário; preferência no desempate de classificação em processo licitatório; entre outras vantagens.

O parlamentar falou também sobre sua emenda para a construção do Centro de Convenções também tem um caráter social e isso o interessa muito. “"Turismo significa geração de emprego e renda. Aracaju não atrai tantos turistas de lazer, talvez pela cor do mar, mas temos um potencial incrível para o desenvolvimento do turismo de negócios. O Centro de Convenções atual não está atendendo necessidades básicas como, por exemplo, ter a área de exposição climatizada. Isso não existe mais. Basta conhecer os centros pelo Brasil e comparar”", afirmou.

Quando questionado sobre trabalho doméstico, Laércio defendeu que só a garantia de assinar a carteira é muito pouco. “"O empregado doméstico precisa ser respeitado, por isso apresentei um projeto de lei 1334/2011 que torna obrigatória a inclusão dessa categoria no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço –(FGTS)"”, disse o deputado, que participou em Genebra, na Suíça, da reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que publicou uma convenção sobre esses direitos.

Outro tema que surgiu na entrevista foi o trabalho escravo.  O parlamentar afirmou que realizou uma audiência pública na Câmara para fiscalizar o trabalho escravo promovido por lojas famosas como a Zara, Mariza, Collins e Pernambucanas. “"Não posso permitir que nos dias de hoje, ainda existam pessoas trabalhando sob esse regime", disse.

Ao ser questionado pelo jornalista Chico Freire sobre o que faria pelo aracajuano se fosse prefeito, Laércio disse que transformaria a capital em um centro náutico do Brasil, devido a grande quantidade de rios que cortam a cidade. “Investiria também muito em mobilidade urbana.

"Certa vez eu peguei um ônibus do Japãozinho para o centro e vi de perto a dificuldade que o trabalhador tem de chegar diariamente em seus empregos. Isso é um absurdo! As pessoas têm direito a educação, saúde, habitação e transporte de qualidade"”, afirmou o parlamentar, lembrando que a mobilidade urbana é uma preocupação também da administração atual que apresentou essa semana uma emenda ao Orçamento nesse sentido.

 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo