Nome de Sukita continua na urna eletrônica mesmo com prisão
TRE/SE esclarece que registro da candidatura aguarda julgamento do TSE Política | Por Will Rodriguez 28/09/2018 12h45 - Atualizado em 28/09/2018 15h29O nome do candidato a deputado federal Manoel Sukita (PTC) será mantido na urna eleitoral, apesar de sua prisão após condenação por corrupção eleitoral. A informação foi confirmada ao F5 News nesta sexta-feira (28) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE).
De acordo com a Justiça Eleitoral, tendo em vista que o sistema de candidaturas já está fechado desde 19 de setembro e que o processo de inseminação já foi deflagrado, não é possível, neste momento, excluir o nome das urnas eletrônicas, considerando ainda que as vias judiciais de recurso não se esgotaram.
No sistema de divulgação de candidaturas, o registro de Sukita aparece como indeferido em 1ª instância, mas ele aguarda julgamento de recurso protocolado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda não se manifestou sobre o mérito da questão, de modo que o candidato segue disputando o pleito sub judice.
Até a publicação desta notícia, a Corte Eleitoral sergipana não esclareceu, no entanto, quanto à validade e divulgação do quantitativo de votos de Sukita. Contudo, segundo a interpretação do TSE, eventuais votos a ele destinados seriam considerados nulos, a menos que a decisão do Tribunal Regional seja revertida.
Preso desde 14 de setembro por determinação do TRE/SE, Sukita permanece custodiado no Presídio Regional Senador Leite Neto, em Nossa Senhora da Glória. Ele foi condenado há 13 anos e nove meses de prisão em regime fechado por corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e autorização de despesas não previstas em lei, atos ilícitos que teriam sido praticados nas eleições de 2012.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo