Novato, Alessandro Vieira surpreende nas urnas e promete transparência
Delegado assumiu posto de candidato mais bem votado no Estado de Sergipe
Política | Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez 08/10/2018 13h50 - Atualizado em 08/10/2018 14h13

Eleito com 474.449 votos, 25,95% dos votos válidos, o delegado Alessandro Vieira (Rede) é considerado a maior surpresa da eleição deste ano em Sergipe. A votação expressiva foi um marco na história política do estado, que o destacou como o candidato ao Senado mais bem votado, sobressaindo, inclusive, de políticos dinossauros na vida pública sergipana.

Concluída a apuração das urnas, neste domingo (7), Alessandro conseguiu obter um quarto do total de votos válidos, um desempenho que lhe rendeu uma vantagem de mais de 174 mil votos sobre o segundo colocado, Rogério Carvalho (PT), e superou ainda o primeiro colocado na disputa para o Governo, Belivaldo Chagas (PSD), que obteve pouco mais de 400 mil votos no primeiro turno. Vitória, considerada pelo delegado, resultado do trabalho de divulgação de seus projetos na capital e no interior por força de voluntários e pessoas comuns.

O senador eleito em primeiro lugar é delegado há 17 anos em Sergipe e esteve por um ano no posto de delegado geral da Polícia Civil em 2016, até ser demitido no Governo de Jackson Barreto. Gaúcho de 43 anos, casado e com três filhos, Alessandro Vieira foi candidato pela primeira vez após ter uma trajetória de atuações em áreas de proteção a minorias, implantando política de combate à corrupção, lavagem de dinheiro e repressão a homicídios.

Como senador, o delegado se propõe a fazer seu primeiro mandato com transparência, sem excessos e com a participação popular. Segundo ele, a partir da nomeação pretende começar a fazer mudanças no seu próprio gabinete com o enxugamento da estrutura de assessoria e renúncia de privilégios – considerados por ele vantagens que oneram os cofres públicos e não surtem efeito ao mandato.

“As pessoas vão me reconhecer como político transparente. Vamos garantir que logo após a posse o sergipano tenha acesso ao plano de exercício de mandato de 2019. Ter escritório público em Sergipe de acesso aberto, para que as pessoas apresentem suas demandas, as pessoas têm que participar mais da política no sentido de fiscalizar e cobrar bons caminhos. A gente tem que sepultar um tempo histórico quando ninguém sabia o que os poderosos faziam. A gente quer fazer o contrário e ter muita clareza para o nosso eleitor. Quero ser muito cobrado, pretendo trabalhar com empenho e dar bons resultados”, disse em entrevista a TV Atalaia.

Sobre a distribuição de emendas o delegado, que será licenciado da polícia, afirma que no seu mandato vai deixar de ser acórdão com políticos ou empresários para “passar a ser determinação do povo”. Ainda segundo ele, para o segundo turno seu apoio a qualquer candidato será feito a partir da vontade do eleitor. “Vamos ouvir as pessoas para saber que encaminhamento dar. Quem se coloca na condição de liderar e representar as pessoas tem que ter responsabilidade e posição, não adianta querer aproveitar os frutos da eleição e ficar em cima do muro. Não tenho esse perfil”, comentou Vieira.

Para Alessandro Vieira é possível ser transparente em um sistema tradicionalmente corrompido, porém será mais um desafio em sua carreira. “Como delegado conseguimos realizar coisas que nunca tinham sido realizadas, como candidato resultados que nunca tinham sido alcançados. Vamos fazer a mesma coisa no Senado, com muito mais recursos, condições, laços de poder muito maiores para poder fazer a diferença pelo exemplo, abrindo mãos de privilégios, abrindo as portas do gabinete e com projetos de qualidade sendo apresentados”, completou.

Leia também

Alessandro Vieira quer flexibilidade da posse de armas e fim de reeleições

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo