O que esperam os sergipanos do governo Jackson Barreto?
F5News entrevistou algumas pessoas sobre o assunto
Política 27/10/2014 20h00

Por Tíffany Tavares

O governador reeleito do Estado de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), da base aliada ao grupo petista, da também reeleita presidente Dilma Rousseff (PT), conta com uma confortável situação para governar, já que tem a maioria de aliados na Assembleia Legislativa e o apoio do Governo Federal.

Dentre as prioridades de Jackson Barreto, ao ser entrevistado logo após o resultado de sua vitória, uma delas é reforçar a máquina administrativa, especificamente nas áreas de saúde, segurança pública e educação. “Vamos esmiuçar o que as ruas nos disseram, sabemos das dificuldades, mas ganhamos força com a vitória. Estou muito feliz”, declarou.

“Quero que a população saiba darei todos os meus esforços, com o meu compromisso de defender os interesses de nosso povo, de forma especial da gente mais carente, focando na saúde, segurança e educação, que estão na ordem do dia”, afirmou na ocasião. 

Para saber as principais aspirações do povo sergipano, F5News entrevistou algumas pessoas sobre o assunto. O que querem os sergipanos nesse próximo governo de Jackson Barreto? Em que Sergipe precisa melhorar?

O jornalista Daniel Soares, 25 anos, espera que o governador Jackson Barreto aproveite melhor a proximidade e apoio com o Governo Federal e traga mais investimentos ao Estado - principalmente em infraestrutura. “Que ele faça a reforma administrativa que prometeu e coloque melhores administradores, principalmente nas áreas de saúde, segurança e educação que tanto têm piorado nos últimos anos”, exige.

O acadêmico de direito, Thiago Noronha, 25 anos, espera que o governo traga mais avanços na área social. Que a máquina pública seja enxugada. “Acho um absurdo a quantidade de cargos comissionados que existem dentro do governo estadual. Espero, também, que mais concursos públicos sejam realizados para fortalecer o emprego público estável e que isto garanta cada vez mais qualidade e agilidade nos serviços prestados”, reivindica.

Para a médica Fabrízia Matos, 38 anos, o desejo é que o governador pense na população. “Que ele enxugue a máquina pública e que nomeie técnicos para as áreas estratégicas, que venham de bons e competentes gestores nas pastas e nas assessorias”, ressalta.

Para ela, a saúde e os servidores compõem os maiores desafios de Jackson. "Aproveitar a aliança com o governo Federal para concluir duplicação das  BR’s, incentivar o plano de carreira dos médicos e professores e por fim, agir de forma transparente”, finaliza.

O acadêmico de letras e jornalista Wilson Melo, 26 anos, espera que Barreto cumpra com suas propostas no decorrer da campanha e que tome as decisões em favor do coletivo e não em favor de poucos. “Quanto mais benefício social melhor para todos”, declara.

A estudante de enfermagem de 22 anos Angélica Souza espera também que governador Jackson Barreto cumpra com as promessas e projetos expostos durante as eleições, pois ele "além de ser político, também é sergipano que tem amor ao Estado". Com foco nos pontos críticos a serem readequados durante a gestão, Angélica avalia que a educação deveria ser vista com um olhar mais cuidadoso.

“Os jovens que estão nas escolas, principalmente públicas, podem ser futuros administradores também do nosso Estado. Observamos algumas falhas cometidas na administração das instituições de ensino, além da saúde pública, com o sofrimento de milhares de pessoas sendo desrespeitadas não só na fila de espera de hospitais públicos, como o desleixo com o ser humano, sem atendimento, remédios e até mesmo médicos”, argumenta a estudante Angélica Souza.

A designer gráfico e bióloga Vanice Dias, 33 anos, se preocupa mais com questões ambientais e gostaria que Jackson Barreto cumprisse deveres com a educação de Sergipe. “Além disso, gostaria que ele desse mais atenção às questões ambientais, quanto à ocupação e uso da terra, como recuperação e reflorestamento de áreas de rios, além de tratamento qualificado dos resíduos para água e saneamento básico”, finaliza.

Foto: Imagem Internet

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo