OAB-SE coleta assinaturas para reforma política
Política 27/02/2015 10h48Por Elisângela Valença
Uma ação que começou em 2013 volta a ter destaque. É a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que envolve mais de cem entidades em todo o país, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Plataforma dos Movimentos Sociais Pela Reforma Polícia, entre outros.
Desde 2013, a Coalizão vem colhendo assinaturas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar o Projeto de Lei 6316/2013, que transforma o sistema político nacional.
Segundo o presidente da Comissão de Combate à Corrupção da OAB/SE, Antonio Eduardo Oliveira, o PL 6316/2013 traz inúmeros pontos, mas quatro ganham destaque. “Buscamos uma maior participação da mulher na política; eleições proporcionais em dois turnos, elegendo partidos e depois os políticos; maior participação popular em grandes questões, através de referendos e plebiscitos; e acabar com o financiamento privado de campanha eleitoral”, informou.
“Com o projeto, haverá apenas o financiamento público e a doação de pessoa física, limitada a R$ 700. Além disso, as doações serão limitadas a 40% do valor do financiamento público”, comentou.
Até às 16 horas, qualquer cidadão pode deixar sua assinatura no estande montado no Centro de Aracaju, no cruzamento dos calçadões da João Pessoas e Laranjeiras. “Se não puder vir, basta acessar o site www.reformapoliticademocratica.org.br, imprimir o formulário, coletar assinaturas e deixar em igrejas católicas, OAB ou conselhos de classe”, orientou Antonio.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo