PCdoB lança pré-candidatura de Edvaldo Nogueira ao Senado
Política 21/01/2014 16h35

Por Laís de Melo

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, acredita que o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, é o sucessor político de Marcelo Déda, governador de Sergipe falecido recentemente. “Os dois, juntos, inovaram a política no estado de Sergipe”, avaliou. Segundo Rabelo, é pensando assim que o partido concordou em lançar Edvaldo como pré-candidato ao Senado Federal na manhã desta terça-feira (21) em uma coletiva que aconteceu no auditório das comissões da Assembleia Legislativa.

Por outro lado, o pré-candidato acredita que após a morte do governador as coisas podem mudar, pois a capacidade de manter os partidos aliados em união era característica dele e não existe mais. “A capacidade de ajeitar todos os interesses desapareceu, agora é hora de novos atores assumirem a cena”, disse Edvaldo. Ele ressaltou que a aliança está fragmentada devido ao episódio que colocou em xeque a coligação entre os partidos PSB e PT com a exoneração repentina do superintendente da Caixa Econômica, Luciano Pimentel.

Mesmo achando que o que aconteceu é bastante negativo, Edvaldo acredita que a resposta do senador Valadares (PSB) foi uma posição de reação. “Você não pode ser atingido da forma como o PSB foi e não reagir. Mas é papel do governador Jackson Barreto recompor essa aliança”, acrescentou.

Além disso, Edvaldo Nogueira revelou estar preparado para disputar diretamente com a senadora Maria do Carmo (DEM). Ao ser questionado se o intimida o fato dela liderar as pesquisas, Edvaldo usou vários exemplos da política de Sergipe como prova de que, mesmo sendo forte, um candidato pode perder. Citou, inclusive, a disputa à Prefeitura de Aracaju no ano 2000, onde ele e Déda tinham apenas 7% de chance, mas venceram a eleição no primeiro turno. “Não tem ninguém tão forte que não possa perder, nem tão fraco que não possa vencer”, concluiu.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo