PL para cotas raciais em concursos públicos vai à Câmara de Aracaju
Política 30/04/2018 13h55 - Atualizado em 30/04/2018 14h02O prefeito Edvaldo Nogueira assinou o Projeto de Lei que institui a Política de Cotas Raciais em Concursos Públicos para provimento de vagas na Administração Direta e Indireta da capital. A propositura é fruto do intenso diálogo do vereador Professor Bittencourt (PCdoB) com o chefe do Executivo.
"A ampliação de oportunidades ofertadas para a Administração Municipal significa inclusão social e fortalecimento da democracia e da criação de grandes ações de combate à desigualdade. O projeto vai à Câmara para análise do Parlamento em caráter de urgência. Esse Projeto agregará à vitória constitucional da Lei de Cotas, proporcionando mais representatividade étnica no serviço público municipal", comemora o líder do prefeito na Câmara.
De acordo com Bittencourt, o PL prevê a reserva de 10% de cotas raciais para vagas oferecidas para afrodescendentes em concursos públicos do Município. O percentual foi estabelecido no Projeto após estudos aprofundados da Gestão Municipal a respeito dos indicadores sociais das populações afrodescendentes e brancas. Na composição racial dos servidores da Administração Pública, há uma grande disparidade entre o quantitativo de negros da população total do país. A presença das cotas em Aracaju representa uma ação de combate à desigualdade.
“Este é mais um compromisso firmado e honrado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Fico muito feliz por ter sido o interlocutor dessa demanda tão importante, cuja população esperava com muita ansiedade. Agora, todos comemoram. Edvaldo mostra o quanto nossa cidade é humana e igual. Não tenho dúvida que este Projeto de Lei será compreendido e aprovado pelos colegas da Câmara", destaca Bittencourt.
Fonte: Assessoria parlamentar


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo