PL propõe conscientização sobre riscos do uso de anticoncepcional
Projeto aprovado em Aracaju prevê realização de campanha permanente de orientação Política 14/08/2019 15h13 - Atualizado em 14/08/2019 15h35O medo de ter trombose por uso de anticoncepcional faz com que muitas mulheres se preocupem quanto ao tipo de pílula usado e até busquem outros métodos contraceptivos. Diante desta situação, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB), apresentou e obteve êxito na aprovação do Projeto de Lei 275/2018.
A propositura dispõe sobre a realização de campanha permanente de orientação e conscientização sobre a necessidade do exame de trombofilia antes do uso de anticoncepcionais, nas Unidades de Saúde, situadas no Município de Aracaju.
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2014, emitiu uma nota, informando que o anticoncepcional é contraindicado às mulheres portadoras de trombofilia. Entretanto, não há uma prática pelos médicos de solicitarem exame para detectar a doença antes de prescreverem contraceptivos hormonais”, alerta o parlamentar.
O projeto foi aprovado nesta quarta-feira, 14, e entrará e vigor assim que o Executivo Municipal regulamentar na forma de lei e a mesma for sancionada pelo prefeito. “Trata-se de um procedimento que pode salvar muitas vidas. Inúmeros casos de trombose em mulheres estão relacionados ao uso de anticoncepcionais, fator preocupante para o risco da saúde desse grupo social”, endossa o vereador Dr. Manuel Marcos.
Fonte: Assessoria de comunicação


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo