Polícia Civil monta força-tarefa para investigar corrupção em prefeituras de SE
Política 09/03/2017 09h29 - Atualizado em 09/03/2017 10h13

Por Will Rodriguez

A Polícia Civil vai começar uma força-tarefa para investigar o desvio de dinheiro público nas prefeituras em Sergipe. O trabalho será conduzido pelo Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) que identificou indícios de irregularidades nos 75 municípios do estado.

A força-tarefa é resultado da operação Antidesmonte, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público Estadual (MPE), que acompanhou a transição das gestões municipais após a eleição do ano passado.

O Deotap terá o reforço de dez equipes, totalizando 40 agentes da PC, que vão trabalhar em regime de dedicação extraordinária, aos finais de semana. A delegada Danielle Garcia, que vai coordenar os trabalhos, pretende iniciar a investigação criminal por seis municípios.

“Houve saques na boca do caixa, transferência para conta pessoal de secretários, simulação de pagamento de contratos, crimes que não têm apenas uma vitima, a vítima somos todos nós”, afirma a delegada.

Em um mês, a polícia pretende apresentar um relatório preliminar das investigações. Trinta inquéritos já foram instaurados e a delegada não descarta prisões neste período.

“São crimes graves que podem demandar o afastamento de cargos públicos. Muitos dos prefeitos não foram reeleitos e, por isso, não têm foro, esses processos vão tramitar no 1º grau. Para os casos em que houve reeleição e foi detectada irregularidade, os inquéritos vão tramitar junto ao Tribunal de Justiça. Se preciso for, vamos pedir prisão de todo mundo.”, avisa Garcia.

O delegado-geral, Alessandro Vieira, assegura que a Polícia Civil, está preparada para enfrentar possíveis ações para inviabilizar a condução dos inquéritos. “Temos fraudes de milhões de reais em vários níveis do aparelho estatal. A gente não pode fazer uma investigação seletiva. Não escolhemos alvo de investigação, é ele quem se coloca na condição de investigado na medida em que comete crime”, conclui. 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo