Prazo para os partidos prestarem contas termina nesta quinta
Política 29/04/2015 14h17

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) alerta que encerra nesta quinta-feira (30), o prazo para que os diretórios regionais e municipais dos partidos políticos apresentem suas prestações de contas partidárias relativas ao exercício financeiro de 2014.

A prestação de contas pelos respectivos diretórios/dirigentes à Justiça Eleitoral é obrigatória, mesmo que não haja o recebimento de recursos financeiros ou estimáveis em dinheiro (Resolução TSE nº 23.432/14, art. 28, § 3º).

A extinção ou dissolução de comissão provisória ou do diretório partidário não exclui a obrigação de apresentação das contas relativas ao período de vigência da respectiva comissão ou diretório. Ocorrendo essa hipótese, a prestação de contas deverá ser apresentada pela esfera partidária imediatamente superior ou por quem suceder a comissão ou diretório, com a identificação dos dirigentes partidários de acordo com o período de atuação (Resolução TSE nº 23.432/14, art. 28, §§ 4º e 5º).

A não apresentação de contas pelos partidos políticos sujeitará a respectiva agremiação política e seus dirigentes a algumas sanções previstas na legislação eleitoral, sem prejuízo de outras sanções civis e criminais dispostas  na legislação comum.

Entre essas sanções, merece destaque a prevista no § 2º, do art. 47 da Resolução TSE 23.432/2014, que prescreve que, “julgadas não prestadas as contas dos órgãos regionais, municipais ou zonais, serão eles e os seus responsáveis considerados, para todos os efeitos, inadimplentes perante a Justiça Eleitoral e o registro ou anotação dos seus órgãos de direção ficará suspenso até a regularização da sua situação”.

“O órgão de direção regional ou municipal que tiver o seu registro ou anotação suspenso ficará impedido de participar das eleições, enquanto permanecer com essa sanção”, esclarece o Secretário Judiciário, Marcos Vinícius Linhares.

O Secretário Judiciário do TRE lembra ainda que em todos os processos de prestação de contas partidárias é obrigatória a presença de advogado regularmente constituído (Resolução TSE nº 23.432/14, art. 29, § 1º, XX).

As prestações de contas dos diretórios regionais dos partidos políticos deverão ser apresentadas no protocolo judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, situado no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, Lote 7, Variante 2, Bairro Capucho, Aracaju-SE, no horário das 7h às 13h.

Já as prestações de contas dos diretórios municipais/zonais dos partidos políticos deverão ser apresentadas ao Juízo Eleitoral com jurisdição sob o respectivo município/zona, conforme a relação em anexo.

Fonte: TRE/SE

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo