Pré-candidatos proporcionais serão sabatinados em Aracaju
Movimento Brasil 200 quer “aproximar o eleitor indeciso da classe política” Política | Por Will Rodriguez 03/07/2018 13h45 - Atualizado em 03/07/2018 17h13A exatos três meses das eleições gerais, pré-candidatos ao Senado e também a deputados estadual e federal de Sergipe participam de uma sabatina, no próximo domingo (8), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju. O debate, que acontece no dia em que o Estado celebra 198 anos de Independência, é promovido pela seccional do Movimento Brasil 200 e deve reunir 15 nomes que já lançaram pré-candidatura para o pleito deste ano.
A intenção principal do evento, pela definição do coordenador do Brasil 200 em Sergipe, o empresário Lúcio Flávio Rocha, é “aproximar o eleitorado da classe política”, numa tentativa de superar a repulsa da população para com os seus próprios representantes, reflexo direto da enxurrada de escândalos de corrupção no país. “Uma das nossas metas é fazer com que o brasileiro se politize de forma menos emocional”, afirma.
A massa do eleitorado que está descrente ou indecisa é o alvo dos ativistas. Eles temem o que aconteceu na última eleição do Estado do Tocantins, quando mais da metade dos eleitores não foi às urnas, e querem conquistar essa parcela da população.
“Os nossos políticos estão muito distantes dos nossos eleitores. No Tocantins, 51% dos eleitores não optaram por nenhum dos candidatos. Isso porque o cidadão está dissociado dos seus representantes. Muita gente vai votar sem entender a diferença e a relação entre a Câmara dos Deputados e o Senado, por exemplo”, argumenta Lúcio Flávio.
Questionado sobre os critérios para escolha dos nomes que participarão da sabatina, Lúcio Flávio afirmou que foram selecionados pré-candidatos que possuem “afinidade de propósitos e princípios com o Brasil 200”.
Segundo ele, essa triagem não compromete o processo democrático. “O movimento tem um projeto em que acredita de reconstrução do país e um projeto no qual não acredita. Por isso, convidamos para debater aqueles que enxergam nas propostas do Brasil 200 algo em que eles também acreditam”, justifica Lúcio Flávio.
O nome do mediador do debate é mantido sob sigilo. A dinâmica terá perguntas predefinidas pela organização em relação ao que movimento pensa e, na sequência, o público poderá fazer suas indagações. A sabatina está marcada para as 8h.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo