Presidente anuncia plano de expansão de novas universidades federais
Município de Socorro receberá campi da IFS
Política 16/08/2011 17h48

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), anunciou nesta terça (16), no Palácio do Planalto em Brasília, um projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O plano tem por objetivo a criação de 47 campi universitários no Brasil e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Já na terceira fase a criação dos campi aumentará para 120.

Ontem, a presidente se referiu à criação de mais quatro universidades federais em estados do Norte e Nordeste do país. Sendo que três delas são campi já em funcionamento de outras instituições federais as quais serão transformadas em universidades.

Com os novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Em Sergipe, a expectativa é beneficiar quase 5 mil estudantes, onde um dos institutos será destinado ao município de Socorro.

De acordo com o assessor da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Givaldo Ricardo, este projeto tem o intuito de investir na educação e profissionalizar a população. Ele relatou que a expansão atingirá duas áreas de ensino técnico profissionalizantes, na educação a nível estadual e federal.

Em entrevista ao F5 News, o assessor declara que o projeto de expansão a nível técnico é destinado não só a Socorro, mas também a outros municípios, como Umbaúba, Carira e Carmópolis. Sendo que em Aracaju, São Cristóvão, Estância e Itabaiana já possuem este tipo de ensino.

De 120, as 88 unidades de educação profissional estão em construção nos 25 estados brasileiros e tem a previsão de término no final de 2012. A possibilidade é de que todas as unidades estejam em funcionamento nos próximos três anos.

Universidades

Na Bahia, no Pará e Ceará serão instaladas as novas universidades. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá, onde atualmente funciona um campus da Universidade Federal do Pará. A Bahia ganhará duas instituições, uma em Itabuna, que será a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), e a transformação do campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba).

Em Ceará, a Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), terá sede em Juazeiro do Norte, que funciona o Campus Cariri pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFCE). Ao todo, as quatro novas universidades federais terão 17 campus, dos quais 12 serão criados.

A criação das universidades ainda precisará ter a aprovação do Congresso Nacional.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo