Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, cumpre agenda em Sergipe
Projeto que destina recursos do pré-sal para Estados e municípios foi um dos assuntos discutidos Política | Por F5 News 24/11/2018 12h08 - Atualizado em 26/11/2018 09h00O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), visitou Sergipe neste sábado (24). Acompanhado de autoridades locais, ele participou de reuinões sobre projetos em tramitação no Congresso e também de um evento no interior do Estado.
Pela manhã, o parlamentar visitou o prefeito da capital sergipana, Edvaldo Nogueira (PCdoB). No encontro, Edvaldo, que é um dos vice-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos, fez um apelo para que seja votado o projeto da cessão onerosa do pré-sal, com destinação de parte dos recursos para Estados e municípios. Maia e o líder do governo federal no Congresso, deputado federal André Moura, que também participou da reunião, se comprometeram em dar celeridade à tramitação da proposta, que, aprovada, permitirá que as gestões municipais recebam recursos equivalentes a até quatro vezes o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O presidente da Câmara destacou que o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, já se colocou à disposição para partilhar esses recursos com Estados e Municípios. “Se o Senado votar assim, volta para a Câmara e, no mesmo dia que chegar, nós vamos votar para ir para sanção, para que os nossos prefeitos e governadores tenham acesso a um recurso, que é de todos os brasileiros”, comprometeu-se.
Líder do governo federal, André Moura afirmou que, a pedido do prefeito Edvaldo Nogueira, se reuniu com a equipe do governo Michel Temer e com representantes do futuro governo, na qual se chegou a um entendimento sobre a partilha da cessão onerosa. “Na próxima quarta-feira, a gente vota no Senado a cessão onerosa com a previsibilidade de 20% daquilo que for arrecadado para os Estados e Municípios, e, no mesmo dia, nós também votaremos na Câmara. Isso vai permitir que, no próximo ano, Estados e Municípios recebam o equivalente a quatro meses da sua arrecadação de FPM. Como líder do governo, estou comandando esse processo. Já conversamos com toda a nossa base no Senado e na Câmara para que a gente possa aprovar a cessão onerosa com essa previsão”, explicou.
Em seguida, a comitiva seguiu para o município de Lagarto, cidade natal do deputado Fábio Reis, onde participou de almoço na residência do ex-prefeito e ex-deputado federal Jerônimo Reis, no povoado Brejo. "É uma satisfação enorme receber tantas autoridades importantes na minha querida cidade, assim como poder recepcioná-los e mostrar tantas potencialidades que Lagarto tem", disse Fábio Reis.
Após o almoço, todos visitaram o Parque de Vaquejada das Palmeiras, local do 16º Potro do Futuro e Campeonato Nacional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha de Vaquejada. O evento é considerado um dos maiores campeonatos de vaquejada do País.
*Com informações das assessorias de imprensa


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo