Proposta do Orçamento 2015 de Aracaju supera R$ 1 bi e 700 mi
Política 19/11/2014 19h00Apesar de a Lei Orgânica Municipal estabelecer que a proposta orçamentária seja encaminhada a Câmara Municipal de Aracaju até 20 de novembro, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque, antecipou a entrega do orçamento municipal para 2015 para esta quarta-feira (19).
"Desde a criação da Lei de Diretrizes Orçamentária, nesta gestão, que temos sempre entregado o orçamento aos vereadores com alguma antecipação. Fazemos isso para demonstrar cada vez mais o respeito absoluto que a administração do prefeito João Alves Filho tem com o Legislativo. Uma vez a proposta concluída e entregue antes do prazo, o parlamentar tem mais tempo para fazer sua análise e pensar em seu voto", destaca.
De acordo com o secretário, o valor total do orçamento conta com pouco mais de um bilhão e 776 milhões de reais. Igor Albuquerque ressalta que o planejamento orçamentário tem como foco principal nos setores na educação, saúde e transporte.
"A destinação constitucional dos investimentos na saúde e educação está acima dos limites constitucionais mínimos. Também há um incremento na consignação de recursos orçamentários para que tenhamos um sistema de transporte mais eficiente, de maior conforto e pontualidade para atendimento da população", endossa.
O secretário ainda salienta que o setor da segurança pública também receberá um acréscimo para ampliação e reforço dos serviços. "Diante desse cenário de insegurança que o estado de Sergipe atravessa, a Guarda Municipal tem sido de grande ajuda para a população aracajuana. A equipe da GMA tem cumprido um papel de tentar amenizar esse tipo de situação de risco nos locais onde ela consegue atender com muito esforço", adverte Igor Albuquerque.
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Vinicius Porto, assegurou que a referida matéria será votada já na primeira semana de dezembro. "Creio que entre em votação no dia dois do próximo mês. Desde já entregarei cópias do orçamento para os vereadores e até o estudo da documentação deveremos ter Audiência Pública para que cada vereador tenha condições para apresentar qualquer tipo de emenda para fazer ratificações e aí sim poder ser aprovado", reforçou. Também estiveram presentes na entrega do orçamento Anderson de Tuca, líder do Governo na Câmara, e Juvêncio Oliveira, Secretário Municipal de Articulação Política.
Para Juvêncio, a celeridade na entrega do projeto demonstra o empenho da gestão municipal em encerrar as atividades deste ano do Poder Legislativo cumprindo prazos e atendendo às solicitações. "Nada pode ser feito sem um planejamento adequado, pois planejar é um processo vital quando nos referimos às contas de um município. Só dessa maneira é que podemos fazer com que todos os projetos e investimentos em prol da sociedade aracajuana sejam executados da melhor maneira possível. Garantindo ainda que nenhum valor ultrapasse o limite de responsabilidade fiscal. Com a entrega de um projeto com antecedência, garantimos o tempo hábil para as devidas apreciações, por parte dos vereadores de Aracaju, sejam realizadas e estudadas, se necessário for", declara.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: César de Oliveira


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo