ProRedes passa pela Comissão de Constituição, mas não vai a Plenário
Política 16/04/2014 12h22

Por Will Rodrigues

A votação do ProRedes foi novamente postergada, na Assembleia Legislativa de Sergipe. Na manhã desta quarta-feira (16), o projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), onde recebeu parecer favorável do relator, o deputado Zeca da Silva (PSC), que realizou uma viagem na semana passada, impedindo a sequência da tramitação nas comissões temáticas. Hoje o deputado justificou-se dizendo que tinha até ontem (15) para entregar o relatório e o fez na última segunda-feira (14). A matéria não pôde ser colocada na pauta de votação, porque ainda precisa passar pelas Comissões de Saúde e de Finanças, o que só deve ocorrer depois do feriadão.

O líder da bancada governista, deputado Francisco Gualberto (PT), tentou acelerar os processos, convencendo os deputados quanto à importância do projeto, que tramita em caráter de urgência, graças a um requerimento apresentado pelo mesmo, que foi aprovado na sessão da última segunda-feira. “Se a decisão judicial que foi impetrada considera a sua importância e urgência, o projeto deve tramitar imediatamente. O momento é diferente e a nossa expectativa era de que ele fosse votado hoje, nas comissões e também no plenário, pois essa demora não deveria estar acontecendo devido à importância do ProRedes”, disse.

O presidente da CCJ foi enfático ao dizer que o regimento da casa seria cumprido rigorosamente, nele está previsto que os relatores têm um prazo de até quatro dias para emitirem o seu parecer sobre os projetos que possuem urgência na tramitação. “O Judiciário determinou a tramitação, mas em momento algum pode determinar como o projeto deve ser votado, por isso os prazos do regimento desta casa serão cumpridos na íntegra”, respondeu Venâncio.

Desse modo, a continuidade da tramitação do ProRedes, deverá acontecer a partir da próxima terça-feira (22). O presidente da comissão de Saúde, deputado Gilson Andrade (PTC), indicou o deputado Zé Franco (PDT) para ser o relator. Já o parlamentar que emitirá o parecer da comissão de Finanças ainda não foi apresentado, uma vez que o presidente da comissão, o deputado Pastor Antônio dos Santos (PSC), não compareceu a reunião hoje, por motivos de saúde.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo