PT deve definir neste sábado o nome para formação de chapa majoritária
200 delegados de municípios sergipanos participam do encontro estadual
Política 22/03/2014 13h12

Por Fernanda Araujo

O Partido dos Trabalhadores (PT) promove desde a manhã deste sábado (22) o encontro do Diretório Estadual, com a finalidade de apresentar e definir as candidaturas majoritárias para deputado estadual e federal, além de oficializar o apoio ao governador Jackson Barreto (PMDB) para a sua reeleição. O encontro no Iate Clube de Aracaju vai durar o dia todo com previsão de término às 18h30, já com os resultados.

Os delegados [pessoas escolhidas por chapas que disputaram a eleição do PT] votam hoje no encontro. Cada chapa tem o número de delegados proporcional ao número de votos que obteve na eleição do PT que foi realizada em outubro. Somente 200 delegados de 72 municípios s

ergipanos que têm diretórios municipais do PT terão direito a voto. O credenciamento destes foi feito até as 13h.

O encontro também tem o propósito de discutir quais partidos o PT terá aliança, e, segundo o presidente do PT estadual e deputado federal, Rogério Carvalho (abaixo), com a possibilidade também de indicações para o Senado. “A expectativa é que a gente saia hoje com as deliberações. O PMDB e o PT caminham juntos no Estado de Sergipe há 20 anos, desde 94 temos uma construção conjunta – PT, PMDB, PSB e outros partidos. Jackson foi vice de Déda, tem dado continuidade ao planejamento que o governo do PT com o PMDB construiu para a eleição de 2010, e é natural que o PT caminhe junto com Jackson Barreto nessa disputa de 2014”.

Sobre a disputa com a ex-primeira dama Eliane Aquino, um dos nomes mais cotados, Rogério Carvalho declarou que tudo vai depender da militância do partido. “O PT é um partido que tem mandatos, uma militância. E hoje aqui a militância vai definir como vai caminhar nessas eleições. Eu acredito que hoje a gente sai daqui com unidade, com a construção de um partido forte, com as nossas candidaturas no ponto de vista das suas viabilidades amarradas, negociada. E isso é muito bom para o fortalecimento do partido”, disse. Em um dos encontros do PT, Eliane Aquino já havia anunciado não ter pretensão em entrar na disputa e estar mais preocupada em provar que é filiada ao PT. Uma semana depois apresentou o seu nome numa relação do PED de 1999.

Estudantes envolvidos

O presidente da União Estadual dos Estudantes, Thiago Dhatt, também esteve presente como filiado ao PT e falou sobre a importância dos estudantes estarem inseridos no ambiente político. “A política é que rege a sociedade, é importante cada vez mais a juventude e os movimentos sociais estarem inseridos porque através das políticas públicas que a gente consegue implementar as mudanças da sociedade. Então, é um caminho de duas vias, nós precisamos reivindicar, apresentar as demandas, e ao mesmo tempo acompanhar por dentro do sistema como funciona e como a gente consegue fazer essas mudanças”.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo