Quase 75% dos prefeitos podem disputar reeleição este ano em Sergipe
Motivo é a alta taxa de renovação verificada em 2016, conforme pesquisa da CNM Política | Por F5 News 18/09/2020 11h15 - Atualizado em 19/09/2020 08h26A disputa municipal deste ano terá o maior número de prefeitos aptos a se reeleger da história no país. Em Sergipe, 74,7% dos chefes de Executivos municipais poderão disputar um novo mandato no próximo dia 15 de novembro.
O levantamento foi feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que aponta como motivo a alta taxa de renovação ocorrida quatro anos antes, no pleito de 2016, quando menos da metade dos chefes dos Executivos locais que se candidataram conseguiram se reeleger.
Historicamente, o índice de prefeitos reeleitos vem caindo a cada eleição e, em 2016, foi de 21,4%, o mais baixo desde 2000 – a primeira vez em que a recondução foi permitida.
A disputa de quatro anos atrás também foi a primeira em que o financiamento das campanhas por empresas foi proibido, o que motivou a entrada de muitos “neófitos” na política, principalmente empresários que podiam bancar seus gastos eleitorais.
Entre os 56 prefeitos sergipanos aptos à reeleição, nove são mulheres e 47 homens. Ao todo, 13 gestores já têm mais de 60 anos, segundo o estudo da Confederação, que não descarta um índice elevado de renovação nas cadeiras dos Executivos este ano, não obstante o número elevado de potenciais candidatos à reeleição.
“A gestão municipal é a mais desafiadora de todas, porque a população demanda por melhores serviços públicos e enxerga o “Estado” na sede da prefeitura, mas, como relatamos em diversos estudos e posicionamentos da entidade, a falta de recursos no âmbito local é enorme. Assim, sempre o gestor que está no poder tem maior desgaste, acarretando que poucos consigam se reeleger”, aponta a CNM.
*Com informações do Estadão





