Queda de arrecadação pode afetar salários de servidores em Aracaju
Política 26/06/2017 16h51 - Atualizado em 26/06/2017 17h24Por F5 News
A queda na arrecadação poderá afetar os salários dos servidores municipais de Aracaju nos próximos meses. Embora trabalhe com a meta de manter o pagamento do funcionalismo em dia - como ocorre desde janeiro –, a Prefeitura já admite a possibilidade de voltar a enfrentar dificuldades para honrar a folha de pagamento, assim como aconteceu no final da gestão passada.
O problema, pelas contas da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), é resultado da queda de receitas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e das transferências do ICMS. De acordo com a Semfaz, há uma tendência de retração destes repasses ao longo do segundo semestre deste ano e, de forma mais acentuada, entre os meses de agosto, setembro e outubro.
Segundo o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, por causa dessa queda de arrecadação, a administração começa enfrentar um desequilíbrio nas contas com despesas maiores que receitas, o que só deve ser revertido em um prazo de 18 meses.
A crise econômica se agrava devido ao montante de dívidas deixadas pela gestão anterior, que ainda precisa ser pago. Dos R$ 530 milhões em débitos de curto prazo, cerca de 20% já foram quitados.
Diante das perspectivas de queda, a Prefeitura estuda medidas para viabilizar novas receitas e também ajustes financeiros.

A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo
