"A PMA tem cumprido seu papel de forma efetiva no turismo", diz Edvaldo
Pesquisa da ABIH classificou a gestão do prefeito como péssima para o setor Política | Por Will Rodriguez 07/08/2019 11h24 - Atualizado em 07/08/2019 19h21O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), estranhou a avaliação que os empresários do setor do turismo fizeram da sua gestão na área. Em entrevista ao F5 News, nesta quarta-feira (7), o chefe do Executivo da capital classificou como bastante efetivas as iniciativas adotadas até agora pela administração municipal.
A pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-SE), apontou que nenhum dos 35 entrevistados considera a gestão de Edvaldo boa para a área, 42% avaliaram como ruim e 58% como péssima. Para o prefeito, esses dados destoam. "Acredito que nós temos uma boa relação com a ABIH. Eu os recebi aqui (na prefeitura) e foi diferente a declaração da ABIH quando saiu do meu gabinete há 20 dias, dizendo que a prefeitura era uma parceira importante", declarou.
O levantamento demonstrou que os empresários estão insatisfeitos com a falta de iniciativas do Poder Público para promoção do destino. Segundo eles, a ausência dessa divulgação associada à problemas ligados a infraestrutura turística do estado influencia severamente na competividade do mercado sergipano em relação à outros estados nordestinos. Este cenário levou a queda de 12% na média de ocupação no primeiro semestre deste ano, conforme divulgou a ABIH/SE.
Nogueira elencou algumas ações do seu governo que, na sua ótica, têm colaborado para tornar a capital sergipana mais atrativa aos visitantes. "O papel da prefeitura no turismo é de infraestrutura. O mais importante é tornar a cidade atrativa para os turistas, limpa, com mobilidade urbana, com segurança e se você olhar todos esses três itens melhoraram sensivelmente. A gente diminuiu quase 80% dos roubos em ônibus, a cidade está limpa, bonita e organizada; e estamos fazendo agora naquela área dos hotéis, na atalaia, aquelas ruas todas estão sendo drenadas, pavimentadas, com asfaltamento", disse.
O prefeito também citou a requalificação da Orla Pôr do Sol, na zona de expansão e anunciou que na próxima semana deve assinar a ordem de serviço para obras de reestruturação da Orla do bairro Industrial , locais classificados por ele como pontos turísticos importantes da capital sergipana.
Segundo Edvaldo, os eventos organizados pela Prefeitura também são importantes fomentadores do turismo na capital. "O melhor momento da chegada de turistas em Aracaju esse ano foi no Forró Caju, os hotéis lotaram. Fizemos o Réveillon que é também um momento muito importante para o setor e estamos realizando uma série de pequenos eventos que tem efetivamente melhorado, além do próprio Natal Iluminado. Então, a prefeitura de Aracaju tem cumprido seu papel de maneira muito efetiva na construção do turismo para Aracaju", afirmou ao F5 News.
O problema é que, como analisaram os empresários, estas iniciativas não se refletem em números. No aeroporto Santa Maria, outro potencial indicador do fluxo de turistas no Estado, o número de embarques e desembarques caiu 5% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que o número de passageiros que chegam é menor do que o dos que saem do estado.
*Colaborou Saullo Hipolito


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo