Desafios das Cidades
Saiba o que moradores da Barra dos Coqueiros esperam nos próximos quatro anos
F5 News apresenta indicadores sociais do município que fica na Grande Aracaju
Política | Por Fernanda Araujo 19/10/2020 15h30 - Atualizado em 20/10/2020 09h58

À margem esquerda do rio Sergipe, a famosa Ilha de Santa Luzia, como outrora ficou conhecida, hoje município da Barra dos Coqueiros, tem 66 anos e é uma das quatro cidades que integram a região da Grande Aracaju. São mais de 23 mil eleitores aptos a  ir às urnas no dia 15 de novembro. A sua população é estimada pelo IBGE em 30.930 pessoas.

Localizada defronte à Aracaju, em menos de um quilômetro, liga-se a capital sergipana pela ponte Aracaju-Barra denominada oficialmente Ponte Construtor João Alves, sobre o rio Sergipe, por onde antigamente só se atravessava de barco ou na tradicional tototó. Cercada por um litoral de águas mornas, na pequena cidade as praias da Costa, Atalaia Nova e Jatobá são algumas das belezas naturais desfrutadas por turistas e sergipanos.

[GALERIA][/GALERIA]

O município também é repleto de manifestações folclóricas, como o Grupo das Mangabeiras formado por mulheres; artesanato feito com matéria-prima originária da ilha, gastronomia, dança, música e artes visuais, além da travessia de tototó, patrimônio cultural do Estado. O extrativismo presente na Barra também é observado com a comunidade tradicional de catadores de mangaba, fruta que representa importante fonte de renda para as famílias.

Diante de todas as suas transformações nas últimas décadas, com desmatamentos na sua paisagem natural decorrentes do avanço de empreendimentos, o município tem atraído grande especulação imobiliária e vive a expansão da construção civil, tanto pelo facilitado acesso, mas também com o advento de grandes investimentos privados. 

No município se localiza o mais importante porto de Sergipe: o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, além do Parque Eólico de Sergipe, inaugurado em janeiro de 2013 e mais recentemente a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I (UTE) da Celse, a maior termoelétrica a gás natural da América Latina. São 44% da sua economia relacionados aos serviços; mais 44% à Administração Pública e 12% à indústria.

Em Sergipe, mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos para ir às urnas nos 75 municípios do estado. Com uma campanha de conscientização dos cidadãos sobre sua responsabilidade no processo eleitoral, com o mote ‘Eleitor, protagonista de democracia’, o F5News entrevistou moradores dos colégios eleitorais e quer saber o que o barra-coqueirense espera para o município daqui há quatro anos.

Fotos: Saullo Hipolito/F5News

 


 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social