Sergipe
Secretaria da Educação antecipa mais de 15 dias de férias escolares
Antecipação de férias atinge também profissionais que atuam na educação estadual
Política | Fonte: Rede Alese 13/05/2020 18h53

Diante da nova portaria do secretário de Estado da Educação, Esporte e Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, que nessa terça-feira (12) antecipou mais 15 dias de férias previstas no Calendário Escolar de 2020, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) aguarda o retorno dos trabalhos remotos na Assembleia Legislativa para que o secretário possa debater com os parlamentares sobre os rumos da educação pública em Sergipe, sobretudo após a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Com a nova portaria, a Secretaria decreta antecipação das férias em todas as instituições educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino, para o período de 12 de maio a 26 de maio, ampliando a antecipação de gozo de férias para os Servidores Civis e Professores de Educação Básica lotados nessas Instituições Educacionais, exceto os Vigilantes e os que estiverem em efetivo exercício de função Administrativo/Pedagógica (Diretores Escolares, Coordenadores e Secretários).

Georgeo lembra que, na última sessão remota, a Mesa Diretora da Alese confirmou a ida do secretário de Educação e explicou sua preocupação com base na indefinição a respeito do ano letivo escolar. “Nós, deputados, temos muitos questionamentos a fazer ao secretário de Educação. É preciso dar uma resposta para a rede estadual”.

O parlamentar pontua que, nas escolas particulares, muitos alunos estão submetidos ao sistema de aula virtual, mas na rede pública, muitos estudantes não têm acesso a essa ferramenta de ensino. “Se já não tem sido fácil para muitos alunos das escolas particulares, que ainda estão se adaptando a esta nova realidade, imagine para os alunos da rede pública? Em tempos normais, sem pandemia, a qualidade do ensino já era sofrível, imagine com este novo cenário, sem escolas preparadas, sem tecnologia. Lamentavelmente tende a ser um ano perdido para a rede estadual de ensino”.

“Muitos nos procuram porque estão preocupados com a falta de definição sobre o futuro. Com essa Portaria teremos mais 15 dias de férias. Lembrando que eles estão sem aulas há quase dois meses já. E até agora o Estado não trouxe nenhuma informação precisa para os parlamentares sobre o que será feito com o ano letivo, como essas aulas serão repostas”, completou o parlamentar.

Merenda escolar

Por fim, Georgeo disse que também vai querer informações do secretário a respeito de como tem sido realizada a distribuição da merenda escolar para os alunos da rede pública neste período de pandemia. “Os repasses federais estão chegando e é sempre válido a gente lembrar que muitas crianças têm na merenda escolar a primeira refeição do dia. Tem esse aspecto social que precisa ser bem aplicado também”.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social