Pandemia
Sergipe solicitou 600 mil doses da Coronavac e tem 1 milhão de seringas, diz Belivaldo
Governador informou, no entanto, que início da vacinação depende do Ministério da Saúde
Política | Por Will Rodriguez 07/01/2021 18h46 - Atualizado em 07/01/2021 19h07

O governador Belivaldo Chagas (PSD) disse hoje (7) que o Estado de Sergipe está com a logística para a campanha de vacinação contra covid-19 pronta. Segundo o chefe do Executivo, além do pedido de compra de 600 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, o estado já possui os insumos necessários, incluindo cerca de 1 milhão de seringas, além da estrutura para armazenamento e transporte dos imunizantes.

O protocolo de intenções para aquisição da vacina produzida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac foi assinado com o governo de São Paulo há cerca de 15 dias, segundo o governador sergipano. Belivaldo disse que essa quantidade de vacinas deverá ser utilizada na primeira fase da campanha de vacinação, que engloba os grupos prioritários, perfazendo um total de 300 mil sergipanos.

Sem detalhar dados, o governo paulista disse nesta quinta-feira que a Coronavac tem 78% de eficácia para evitar casos leves. E 100% para casos moderados e graves. A expectativa é que, entre esta quinta e a sexta-feira (8), o instituto solicite à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para o uso emergencial do imunizante.

Durante entrevista coletiva, após a reunião do Comitê Científico que monitora a pandemia no Estado, no começo da noite desta quinta, o governador Belivaldo informou que o Plano Estadual de Vacinação foi apresentado hoje pela Secretaria da Saúde. 

"Estamos prevendo vacinar na primeira fase 300 a 450 mil, mas para nossa surpresa em função de uma decisão anunciada pelo Ministério da Saúde hoje de manhã, a previsão foi reduzida para cerca de 5,8 mil. Porém, agora à tarde já chegou a informação de que o Governo Federal adquiriu 100 milhões de doses da Coronavac. Vamos continuar esperando. A nossa logística para a vacinaçao está pronta. A UFS informou ter capacidade de armazenar 200 mil doses", declarou Chagas. 

O governador também disse que nas próximas semanas deve iniciar uma série de reuniões com os prefeitos dos municípios sergipanos para delinear as ações locais de vacinação. 


 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social