Sindicato dos Bancários move nova ação contra transferência de folha
Justiça suspende retorno das contas da PMA ao Banese
Política 27/08/2014 09h21

Por Fernanda Araujo

Uma decisão judicial do desembargador Ricardo Múcio suspendeu ontem (26) a liminar que determinava o retorno da folha de pagamento dos servidores municipais e de todas as contas da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A liminar da juíza titular da 18ª Vara Cível de Aracaju, Elvira Silva, expedida no último dia 18, acatava o pedido da Ação Civil Pública do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) proibindo a Prefeitura de fazer a transferência do Banese para a Caixa Econômica Federal (CEF).

Após a ação do sindicato, a Procuradoria Municipal de Aracaju entrou com recurso alegando que a Justiça Estadual não tem competência jurídica para julgar o caso, com base no art. 109 da Constituição Federal, e que a ação movida pelo Seeb viola o art.2º da Lei 8.437/1992 ao não ouvir a CEF antes do deferimento da liminar. O desembargador considerou o argumento afirmando que “compete à Justiça Federal decidir sobre a existência de interesse jurídico que justifique a presença no processo da União, suas autarquias ou empresas públicas” e deferiu que até o julgamento do recurso 'agravo impetrado pela Procuradoria' a juíza Elvira Silva se pronuncie sobre a competência da esfera judicial para julgar o caso.

No entanto, o SEEB já entrou ontem com nova ação civil, agora na Justiça Federal. Seguindo a mesma linha de raciocínio argumentada na ação ajuizada anteriormente o sindicato questiona a contratação firmada entre a PMA e a CEF, afirmando que a transição dos bancos foi feita sem transparência e sem licitação. Além disso, explica que a Caixa não foi criada para este fim específico e, além disso, há risco de redução na movimentação financeira do Banese, podendo causar demissões. “O Sindicato entrou na Justiça para que repare a situação, que no nosso entendimento está errado, cerceado de vícios e de irregularidades. As coisas não são tão simples como a prefeitura pensa. Se fosse assim a própria Justiça Estadual já tinha retirado o nosso pleito”, contesta o presidente José Souza (foto).

De acordo com a direção do sindicato, a Prefeitura lançou edital de dispensa de licitação com a finalidade de fazer a transferência para a Caixa pelo valor de R$ 30 milhões. Para o SEEB essa medida viola os artigos 164 da Constituição Federal e o 148 da Constituição Estadual de Sergipe. Os artigos determinam que o banco oficial de depósito do Estado e dos seus Municípios é o Banese, salvo os casos em que não houver essa agência na localidade.

Foto: Aline Aragão

Matéria relacionada

Justiça manda cancelar transferência da folha dos servidores de Aracaju

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo