Sindicato fará debates para escolher candidato ao governo
Pré-candidata do PSTU, no entanto, não será convidada
Política 10/01/2014 09h35

Por Fernanda Araujo

A partir da próxima semana, os pré-candidatos ao Governo de Sergipe participarão de uma série de debates com a direção executiva do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do estado (Sintrase). Na terça-feira (14), o primeiro convidado é o senador Eduardo Amorim (PSC). O debate acontecerá às 9h na sede do sindicato, localizada no bairro Cirurgia, na capital. As eleições acontecem no mês de outubro.

“O nosso objetivo primeiro é mostrar a nossa situação ao senador. Depois que mostrarmos abriremos o debate para saber o que ele pensa, avaliar o que está acontecendo hoje e fazer uma projeção do que ele acha que pode fazer se eleito for”, diz o presidente do Sintrase, Waldir Rodrigues.

De acordo com Waldir, os sindicalistas irão informar a situação caótica dos servidores da Administração Geral e a questão salarial dos trabalhadores que recebem R$ 622,00, abaixo do mínimo nacional que é de R$ 724,00. A demanda do Sintrase também é a criação do Plano de Carreira, que, segundo o presidente, espera pela elaboração há anos através do governo. “Vamos fazer o debate, aquele que melhor se adequar e estiver comprometido com nossa causa nós vamos apoiar sem constrangimento ideológico. O que está colocado em jogo é o benefício que pode vim para a categoria dos servidores públicos estaduais”.

Waldir Rodrigues afirma ainda que irá tratar também do tratamento diferenciado do governo que é dado hoje para várias categorias. “Fala-se muito em carreira de Estado, que o governo trabalha com as carreiras de Estado, agora quem faz concurso para o estado pega carreira do estado. Quem faz concurso público para trabalhar no serviço público do Estado de Sergipe não está na carreira. Carreira de Estado a gente entende que fizeram concurso do estado”, diz.

Por enquanto, os pré-candidatos anunciados são o atual governador Jackson Barreto (PMDB), a presidente do PSTU, Vera Lúcia, e o senador Eduardo Amorim (PSC). A informação é que o senador pode vir a ser o candidato da maioria dos diretores do Sintrase.  A entidade não pode apoiar candidato, mas pode juntar o maior número de diretores para apoiar quem se comprometa com as reivindicações da categoria, segundo Waldir. “Eu posso dizer que pode. Não estou dizendo que é, mesmo porque não sabemos se ele vai sustentar a candidatura até lá. Se ele se comprometer com a categoria, e a maioria dos diretores achar que merece o nosso voto, com certeza”.

Waldir disse ainda que não há um cronograma do debate, mas os que se apresentarem como pré-candidatos serão convidados, como Jackson Barreto, e os demais possíveis como o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e o senador Antônio Carlos Valadares. No entanto, Vera Lúcia será a única a não ser convidada ao debate pelo sindicato. Waldir foi objetivo. “Não está sendo convidada porque está confundindo política partidária com política sindical. Se envolve aonde não deve, portanto, não será nossa convidada. O pessoal desse partido termina confundindo a atuação política do partido deles com a Central Sindical deles. Confunde e mistura tudo. Política sindical é uma coisa, política partidária é outra”, conclui.

Imagem: divulgação

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo