Subvenções: Mundinho cita seis deputados e 2 ex-deputados na delação
Polícia acredita que esquema desviou mais de R$ 3 milhões
Política 29/07/2015 18h00

Da Redação

Após as prisões de mais três envolvidos com o escândalo das verbas de subvenções, a Polícia Civil de Sergipe, através do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deoatp), reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira (29), para detalhar a operação e dar mais informações sobre as investigações.

Participaram da coletiva as delegadas do Deoatp Danielle Garcia e Nádia Flausino; o promotor Belarmino Alves, da Curadoria do Patrimônio Público do município de Lagarto, e o promotor Henrique Cardoso, da 1ª Promotoria da Justiça da Curadoria da Fazenda Pública de Aracaju.

Na operação foram presos o ex-deputado Raimundo Vieira, o Mundinho da Comase, o professor Augifranco Patrick de Vasconcelos e o irmão deste, Ygor Henrique Batista de Vasconcelos. Todos assinaram a delação premiada e já começaram a contribuir com as investigações da polícia civil, que trata do destino das verbas de subvenções repassadas pela Assembleia Legislativa à Associação Ala Jovem de Lagarto.

De acordo com a delegada, o depoimento de Mundinho trouxe novos fatos às investigações, inclusive o nome de seis deputados com mandato e dois ex-deputados que estariam envolvidos com o esquema. A polícia estima que o esquema tenha desviado mais de R$ 3 milhões. “O conteúdo por enquanto ficará em sigilo; além dos nomes, ele falou que todo mundo sabia como funcionava o esquema e que cerca de 70% ficava com quem indicou a verba”, disse a delegada.

Segundo o promotor Belarmino Alves, as investigações em Lagarto estão mais adiantadas, isso explica as prisões de hoje. Disse ainda que nesse tipo de investigação não se investiga a pessoa e sim o crime.  “As prisões estão acontecendo porque as coisas estão chegando”, explicou.

O promotor revelou que em Lagarto quatro associações respondem criminalmente por mau uso do dinheiro publico, sendo que duas delas já foram extintas. “As provas são claras de que existe o desvio, e ficou claro que Mundinho era dos articuladores do esquema, pra ele e pra outros deputados também”, disse.

O ex-deputado está sendo acusado de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Mundinho e os irmãos de Lagarto permanecem presos na Delegacia Plantonista, em Aracaju. O ex-deputado está em cela especial, por ter nível superior.

Nesta quinta-feira (30), o presos devem prestar novos depoimentos no Ministério Público Estadual (MPE), em seguida a delação será encaminhada à Justiça e os suspeitos podem ser liberados na próxima sexta-feira (31).

Foto: Elder Santos

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo