UFRJ elogia emenda de Laércio sobre plano de carreira dos professores
Política 24/10/2012 11h30

 

O deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE) está sendo procurado por diversas universidades federais em reconhecimento a emenda que apresentou ao PL 4368/2012 que cria o plano de carreiras e cargos do magistério federal. A emenda foi baseada em documento apresentado pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

Depois de visita em seu gabinete do pró-reitor de Pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Antônio Gambine Moreira, o parlamentar esteve na UFRJ para discutir o assunto com o reitor Carlos Antônio Levi da Conceição (na foto com ele) e o vice-reitor Antônio José Ledo Alves da Cunha. Eles elogiaram a emenda do deputado e disseram que vão batalhar pela sua aprovação. O parlamentar explicou toda a tramitação que o projeto vai ter na Câmara dos Deputados.

Depois da longa greve realizada pelos professores de universidades federais de todo o país, o governo federal encaminhou à Câmara dos Deputados o PL 4368/12, mas em assembleias realizadas em todos os estados, os professores demonstraram insatisfação e apresentaram um documento explicitando o aprofundamento da desestruturação da carreira, entregue a Laércio Oliveira. Ele apresentou uma emenda ao projeto de acordo com as reivindicações dos professores.

De acordo com a emenda, fica mantido o piso proposto pelo governo para o início da carreira do professor graduado em 20h, de R$ 2.018,77 e reduz de 5% para 4% os degraus de níveis remuneratório com evolução uniforme. “É muito importante que o governo retome o diálogo para que possa ser assegurada uma efetiva estruturação da carreira docente, elemento fundamental para o padrão de qualidade das instituições federais de ensino”, afirmou a professora Marinalva Silva Oliveira, presidente do Andes.

A presidente da Adufs (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe), Brancilene Santos de Araújo, afirmou que a emenda foi bastante elogiada na última assembleia realizada pelos professores da UFS.

O deputado também é vice-presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, que vai analisar a proposta. A Comissão, inclusive realizará uma audiência pública para debater o plano de carreiras dos professores no próximo dia 13 de novembro. “Com a audiência teremos a oportunidade de fazer o debate público para discutir esse projeto que é tão importante para a educação do país”, disse Laércio Oliveira.

A rede federal de ensino superior tem hoje 105.667 professores, dos quais 37.522 são aposentados. Entre os docentes em atividade, 87% têm contratos de dedicação exclusiva. Dos ativos, 68% dispõem de doutorado, 25,9%, mestrado e 2,1%, somente a graduação. Outros 2.797 professores estão em nível de aperfeiçoamento ou de especialização, com cursos em andamento.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo